Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mantenha-o Simples



Esse lema nos sugere a simplicidade necessária para mantermos o foco naquilo que realmente importa para nossa tranqüilidade e alegria; para sermos eficientes em tudo que nos propomos. A simplicidade é profundamente espiritual porque nutre nossa dimensão mais interna, essencial, sem nos estressar ou cobrar resultados – e o resultado maior e melhor é o bem estar advindo de aceitarmos a realidade, do olhar simples e agradecido para a abundância de tudo que nos rodeia. Ela é espiritual, leve, alegre, na medida que é despojada do supérfluo.Simplicidade é a percepção do que sou, do que posso; do que é, do que se pode. Simplicidade não é praticidade porque na simplicidade eu desfruto, no que é prático eu "ganho tempo" para fazer mais coisas, sem tempo para desfrutar de nada.O lema sugere: Mantenha-o Simples

- mantenha simples a relação com seu corpo, sentindo-o, aceitando-o, respeitando-o.
- mantenha simples seu estilo de vida, pois viver deve ser um processo de busca da liberdade, felicidade. Torna-se incoerente adotarmos um estilo custoso, complicado, voltado para fora, para os outros, fazendo demais e usufruindo de menos, a custa de nós mesmos.
- mantenha simples o modo de se comunicar: realmente ouvir, perguntar o que não entendeu, falar com honestidade, sem subterfúgios ou manipulação de sentimentos ou raciocínios.
- mantenha simples seu contacto com o que nos rodeia, a paisagem da qual fazemos parte. Desfrute, atento, o que é e o que está a sua volta, sem ficar desatento, lamentando tudo que não é e que não está.
- mantenha simples o respeito a seus limites aprendendo a dizer "não" sem culpa.
- mantenha simples sua colaboração ao Servir em família, no trabalho, na Irmandade, etc. Não complique os Serviços para que fluam melhor, tenham mais eficiência, para que possamos atrair e acolher mais colaboradores.
- mantenha simples o confronto com as crises. Elas são oportunidades de ver, sentir e agir diferente. Não "temos que" enfrentá-las como super pessoas, não precisamos super dimensioná-las, lembrando sempre que tudo passa e elas também vão passar.

O lema sugere que não percamos o foco com muitos detalhes – podemos fazer o simples, talvez não possamos fazê-lo se complicarmos. Para vivermos a mensagem desse lema nos tornando mensageiros da simplicidade em nossas vidas e no Serviço à Irmandade é importante nos perguntarmos a cada dia:
- O que é realmente importante trazer para aqui ou levar daqui?
-4 Estou simples ou complicando?
A importância desse lema fica ainda mais clara num singelo relato de Bill, co-fundador do movimento anônimo (AA. Atinge a Maioridade – pág. 191). Ele fora levar ao Dr. Bob, já bastante adoecido, a intenção de realizar a 1ª Conferência de Serviços Gerais de AA."...Nós dois sabíamos que essa poderia bem ser a última decisão que tomaríamos juntos. Desci as escadas e daí olhei para trás. O Dr. Bob permanecia de pé perto da porta, alto e ereto como sempre. Um pouco de cor tinha voltado às suas faces, e ele estava muito bem vestido com um terno cinza claro. Esse foi meu companheiro, o homem com quem nunca tive uma palavra dura. O maravilhoso e antigo sorriso estava em seu rosto, quando me disse quase brincando: "LEMBRRE-SE, BILL, NÃO DEIXE QUE ISSO ACABE. MANTENHA-O SIMPLES!. Saí sem poder dizer uma palavra. Essa foi a última vez que o vi.."
"A habilidade de simplificar significa eliminar as coisas desnecessárias para que as necessárias possam se manifestar." (H Hofmman)

domingo, 26 de julho de 2009

Escute e aprenda



Um dia cheguei num grupo e me questionei:
Será que essas pessoas têm o que me ‘’ensinar’’?.
Ás vezes me parecem tão simples, pouco estudadas, ou, ao contrário, tão arrogantes, donas da verdade... A mim, parece sempre que meu caso é diferente, nada nem ninguém pode acrescentar algo a essa história que já conheço e repito, repito, repito...
Quando essa é a minha disposição, se é como me sinto ao escutar os outros, na verdade nada escuto e nada posso aprender. A escuta requer uma abertura de mente, um criar espaços dentro de mim para que algo de novo possa ser acolhido e refletido.
Escutar é um exercício de humildade. Pressupõe que talvez eu não saiba tudo, talvez o outro tenha alguma coisa que me esclarecer. O lema sugere que eu busque calar essas vozes gritadas, repetitivas, angustiadas que me dominam a mente e estabeleça então um silêncio interior para que outras vozes possam ser ouvidas. Escutar, ouvir, refletir sem polemizar, sem brigar, sem competir.
Aprender é um processo interior , mas que acontece na ‘’escuta’’, na troca com o exterior. Ouvindo meus companheiros vou redescobrindo-me, aprendendo sobre mim mesmo, meus desejos escondidos, meus sentimentos, minhas intenções; descubro novos enfoques, novas abordagens de velhos problemas e a importância de escutar minhas ‘’outras vozes internas que precisam me dizer o que quero, o que posso, o que sinto. Sou responsável por criar esta disponibilidade interna para o Outro e para mim, para o que possa estar sendo trazido de novo a mim. Aprendo enfim a importância de cuidar de mim para amar mais respeitosamente os outros. Escutando vou descobrindo novas formas de utilizar o Programa, a literatura, as experiências dos outros e minhas próprias descobertas. Entendo que jamais saberemos tanto que torne desnecessário escutar para aprender mais.

Um dia de cada vez



Muitas vezes passamos nosso dia sem realmente vivê-lo um só instante. Ficamos remoendo, relembrando o que já passou ou preocupados querendo resolver que poderá acontecer. Quando choramos o passado pelo que ele teve de bom(e já passou) ou relembramos perdas e dores ele nos martiriza, enfraquece e paraliza. Por outro lado, quando nos projetamos no futuro, estabelecemos expectativas, boas ou más, que nos mantém em suspense, ansiedade e um grande medo que também nos paralizam. Sofremos, nos desgastamos lutando contra fantasmas irreais criados por nossa mente confusa, descontrolada e desorientada porque a vida é agora – aqui e agora- onde estou, onde está meu poder de agir, de optar, de entender, de mudar, de me adaptar, de viver. Quanto mais difícil o desafio deste dia, deste momento, dessa situação, é importante que eu não o sobrecarregue com as dores ontem e com o medo do amanhã. Preciso de minha força, energia, lucidez para escolher o que posso efetivamente agir, aqui/agora. O hoje é constituído de pequenas mas constantes opções e ações. Ao construí-lo, paulatinamente com lucidez, aceitação e serenidade, sobra-me coragem(ação que vem de um coração apaziguado, sem desespero) para mudar. É uma sadia preparação para as próximas 24 horas. No momento mais difícil importa lembrar que tudo passa... e ele também passará. A cada dia somente o que lhe é devido, porque disso certamente daremos conta.

domingo, 19 de julho de 2009

Lemas


Nossos lemas, como tudo em nossa programação, são sugestões que funcionam como lembretes, como chamados para a nova proposta de vida que escolhemos. Essa proposta nos leva a cuidar de nós mesmos, responsabilizarmo-nos por nossas vidas, respeitando a dos outros. São curtos, simples, objetivos. Nos momentos mais difíceis, de crise, tendemos naturalmente a repetir comportamentos aprendidos de tentativas de controle(dos outros, da vida, de Deus). Isto só nos têm mantidos aprisionados na dor e no desencontro com as pessoas que mais amamos.
Os Lemas podem parecer a princípio difíceis de executar porque são contrários a tudo que acreditávamos e fazíamos. São fruto de um novo Sistema de Crenças que privilegia o real em vez do ideal, o que posso em vez do que devia. Eles nos devolvem a capacidade de ouvir, pensar, aprender, optar – (a responsabilidade de nossas vidas); nos livram da “missão” de controlar os outros e nos leva a respeitá-los; nos libertam do jugo do passado e da ansiedade do futuro; nos presenteiam com o aqui e agora e nos devolvem o poder do hoje; nos sugerem ordem e organização em nossos dias; valorizam o ritmo de cada um e nos encorajam; nos fazem caminhar mais leves, deixando de lado o que não é realmente importante; nos lembram da importância de nos respeitarmos para aprendermos a respeitar os outros e de cooperar e desfrutar uns dos outros em lugar de competirmos e nos atritarmos; nos devolvem a humildade, a gratidão, o conforto de nos entregarmos a orientação e amor de um Poder Maior.
Os lemas são o alerta, a lembrança, para o exercício do redirecionamento do pensar e agir.

Anônimo


QUERO AMÁ-LO SEM DOMINAR

APRECIÁ-LO SEM JULGAR

JUNTAR-ME A TI SEM INVADIR

CONVIDÁ-LO SEM EXIGIR

AFASTÁ-LO SEM CULPA

CRITICAR SEM RESPONSABILIZAR

AJUDÁ-LO SEM INSULTAR.

SE PUDER TER O MESMO DE TI

ENTÃO PODEREMOS ESTAR JUNTOS

E NOS ENRIQUECER MUTUAMENTE.