Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O PASSO OITO

Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos
dispusemos fazer reparações a todas elas.


A caminhada que viemos fazendo desde o Passo1 nos prepara para rever minha história; para fazer uma nova leitura dos acontecimentos e das relações da minha vida; para observar-me nessas cenas passadas. Quem era o mocinho? Quem era o bandido?
Seriam mesmo? Eu tudo via sob uma ótica rígida, crítica, julgadora, radical - culpando, me culpando, arranjando desculpas... Tudo analisado sob crenças idealizadas, que exigiam de mim e dos outros o que tantas vezes ainda não podíamos dar. É importante não ficarmos reféns de uma história cristalizada, congelada no tempo. Relembrando sempre da mesma maneira... mas será que foi mesmo assim?
Agora, com uma visão mais realista, flexível, humanizada, posso reavaliar minhas relações comigo mesma e com os outros, o que exigi de mim e de todos nos meus julgamentos.
O Passo 8 é isso: com abertura e flexibilidade, partir para uma nova conscientização, uma releitura, uma revisão - só então poderemos efetuar mudanças construtivas e amorosas em nós mesmos e nas nossas relações.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

domingo, 27 de junho de 2010

O PASSO SETE


Humildemente, pedimos a Ele para remover nossas imperfeições.


É o passo da humildade, da aceitação de nosso exato tamanho a cada momento. Achávamos que já sabíamos, que tudo podíamos; tantas vezes nos dispusemos, tentamos, e ainda assim, muitas vezes ainda falhamos.
Esse é o passo do abandono da soberba, da cobrança arrogante que nos impomos, do sentimento de exagerada auto-suficiência; do abandono do que “teríamos que ser” e da aceitação do que somos e podemos, só por hoje.
Nesse passo reconhecemos que apesar de tudo tentarmos, dizermos, nos cobrarmos, ainda temos dificuldades internas, defeitos a superar, comportamentos negativos que insistimos em repetir. Esse reconhecimento honesto, claro, que dói mas já não humilha, que nos ensina a sermos humildes, faz nascer o pedido simples e verdadeiro de ajuda a um Poder Maior e Amoroso. Cada vez mais vou entendendo:
Só eu posso me modificar, mas posso sozinho. Preciso Daquele do qual faço parte, ao qual pertenço.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O PASSO SEIS


“Ficamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos
Esses defeitos de carácter”


É o passo da disponibilidade, da vontade, da boa vontade. Depois da descoberta e admissão de nossos condicionamentos negativos e nossos defeitos, pacificados pela aceitação, sobrevém, inevitável, a vontade de mudar, de nos libertar dessas amarras de caráter. Ficamos entusiasmados com essa possibilidade e esse entusiasmo nos torna disponíveis, abertos, em prontidão para receber a ajuda e orientação de um Poder Maior.
É o passo da reafirmação da confiança, da entrega, mas também de ação consciente, de atitude em direção à mudança. Confiamos que Seu amor nos fortalecerá e direcionará. Sabemos que Sua paciência nos aceita e espera nosso tempo porque sabe que nessa entrega e parceria removeremos as dificuldades, um dia de cada vez.

Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O QUINTO PASSO


Admitimos para Deus, para nós mesmos e para um outro ser humano a natureza exata dos nossos defeitos.


Acredito que o Passo 5 seja o passo de uma nova aceitação. Quando compartilho trazendo alguns aspectos mais desfavoráveis de minha personalidade, estou começando a aceitar minha humanidade ainda tão imperfeita. É a condição primeira para mudar – aceitar, superar a vergonha de não ser melhor, de não ser quem eu queria ser ou quem esperavam talvez que eu fosse. Nomear a minha sombra, reconhecendo-a e aceitando-a como parte de mim, faz-me parar de me renegar e dilacerar numa luta sem fim, deixando-me paz interior e energia para mudar.
Conseguir admitir para mim mesma, a um Poder Superior e a outro ser humano, a natureza de minhas falhas é um passo além no processo de aprender a me gostar, desenvolver uma intimidade confiante comigo mesma e na construção de minha auto-estima.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O QUARTO PASSO


Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

Este é o passo da busca e do encontro com minhas crenças, certezas, dúvidas; encontro com meus condicionamentos, meus sentimentos, minhas atitudes...
É o Passo que sugere um novo caminho para buscar a felicidade. Ele nos chama, muda o foco de nossa atenção, redireciona nossas prioridades e responsabilidades. Sugere que busquemos a nós mesmos, essa pessoa negada¸ sufocada, disfarçada... tão próxima e tão desconhecida!
É o Passo que, com fé e entrega ao Poder Superior, livra-nos da insanidade de tentar controlar os outros e nos aponta o caminho do autoconhecimento, possibilitando trazer ordem, orientação, alegria e amor à nossa vida.
É o Passo que sugere um novo olhar (cuidadoso e atento) e uma nova escuta (respeitosa e interessada) de nós mesmos, permitindo rever nossa história, nosso passado e escrever nosso presente.
“Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.”
- Minucioso é detalhado, cuidadoso, mas paciente, bem humorado e amoroso.
- Destemido é sem medo, mas com compaixão, aceitação e humildade, o que nos livra da mentira, da negação e das desculpas.
Podemos então identificar nossos vazios e carências; nossos jogos e manipulações de controle e poder em nossas relações, quando tentamos, por amor e por temor, nos apossar, subjugar, dominar, salvar. Esse passo nos permite também descobrir qualidades antes encobertas por uma grande sensação de vergonha, culpa, incompetência, fracasso... Começamos a nos valorizar e respeitar e esses sentimentos servirão de base para nossas mudanças. Na verdade, só podemos amar o que conhecemos por isso o Passo 4 é o alicerce da construção da auto-estima. Ainda mantendo o foco em nós, é importante escutar os companheiros pois, quando se revelam em suas partilhas, permitem que possamos “ver” aspectos muito escondidos de nós mesmos. Na humanidade deles vamos descobrindo-nos e na descoberta da nossa humanidade podemos melhor compreender e aceitar os outros.
Nosso programa é espiritual. Requer sua prática com amor. Os passos sugerem caminhada e não marchas. Sugerem que caminhemos ao encontro de nós mesmos com atenção, bom humor, perseverança, boa vontade, compreensão, aceitação... Desse modo,vamos buscando a felicidade numa melhor relação conosco e com os outros. Seria então incoerente caminhar de forma policialesca, envergonhada, culpada, julgadora...
O Passo 4 marca o início de uma corajosa e incrível jornada. A partir dele vamos lapidando a pedra bruta que esconde esse maravilhoso original de Deus que somos todos.

Comentários e sugestões: mariatude@gmail.com

sábado, 5 de junho de 2010

SEGUNDO E TERCEIRO PASSOS


Os Segundo e Terceiro Passos representam um encontro e, em alguns casos, um reencontro com o Poder Superior. Conforme vivemos experiências diferentes em nosso dia a dia, sendo confrontados com realidades distantes de nossos desejos, vamos nos modificando, assim como nossa concepção de Deus e nossa relação com ele. Muitas vezes “herdamos” a visão de um Poder Superior justo e poderoso que estaria à disposição de nossos projetos, dos sonhos e das nossas razões, desde que fizéssemos por merecer sua intercessão. Quando, porém, nossas vidas se complicaram e nossas súplicas não receberam as respostas desejadas, quando tudo pareceu ruir e falhar, ficamos magoados, confusos, decepcionados...
Hoje, caminhando e compartilhando, que Poder Superior é esse que vou descobrindo? Que relação é essa que estou construindo com ele? Sei agora que ele sempre esteve e está junto a mim, acolhendo, fortalecendo, cuidando... até intuindo e apontando caminhos que me reconduzem à sanidade, a um viver mais sereno e feliz. Ele é o meu pastor, minha origem, minha meta. Nessa nova compreensão , sei que, se eu me entregar, nada me faltará. Para isso, de minha parte, é preciso apenas que me solte, deixando para trás certezas, razões estreitas, visões congeladas. Foi-me sugerido Manter a Mente Aberta para que meu antigo modo de ver, esperar e pensar, fechado e rígido, pudesse ser substituído por idéias novas, mais coerentes com a realidade do que tenho visto e vivido. Esse novo pensar facilita minha entrega nessa relação nova com esse novo Poder Superior que estou descobrindo. Começo a entender que sei o que quero, desejo, mas há uma Sabedoria Amorosa Maior que sabe o que posso e preciso. Dessa nova crença e entendimento nasce a confiança para a decisão de me entregar e realmente aceitar.
O Primeiro Passo nos resgata da direção equivocada que seguíamos em busca da felicidade. O caminho era outro, em outra direção...mas, qual? E já estávamos tão cansados, inseguros, machucados... Os Segundo e Terceiro Passos representam então o oásis depois da travessia do deserto. Ali nos refazemos, cessamos a luta, tem fim o sentimento de desamparo e solidão; ali podemos nos abastecer espiritualmente para a caminhada e encontrar a sabedoria que poderá nos indicar o caminho; ali encontramos a força que brota do amor desse Deus que nos acolhe, que cuida de nós, que está em nós.
Esses são Passos que nutrem nossa dimensão essencial, que nos acompanham na jornada rumo ao Despertar Espiritual nos devolvendo a sanidade e com ela a alegria de celebrar a vida e compartilhá-la com os outros.


Passo 2 – Viemos a acreditar que um Poder Superior poderia nos devolver a sanidade.

Passo 3 - Decidimos entregar nossa vida e nossa vontade a esse Poder Superior, como nós o concebíamos.
Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Primeiro Passo


Quando somos confrontados com nossa impotência perante agentes externos que dominam nossas vidas, com fatos duros e irreversíveis, com as grandes perdas, nos sentimos sem chão, chocados, desgovernados, na medida em que projetos,expectativas, crenças sobre controle e merecimento são sacudidas, atropeladas...
Ficamos com a impressão que esbarramos numa muralha, que esse é o fim do caminho traçado por nossos sonhos de uma vida significativa e feliz. Tentamos tudo; negamos essa realidade simplesmente não conseguindo enxergá-la.
Depois, buscamos anulá-la barganhando com os outros, com a vida e com Deus; alternamos horror, dor, medo, vergonha, culpa, raiva – até nos esgotarmos perdendo energia, força e saúde; entramos em depressão e, por fim, até nos conformamos (aquela conformação sem aceitação, com mágoa, raiva surda, cheia de inconformação). Ficamos aparentemente paralisados, bloqueados, mas como a vida é dinâmica, na verdade, permanecemos nos movendo num círculo vicioso, aprisionante, até que uma nova perspectiva de saúde e libertação pudesse aparecer.
Com nossa Programação tivemos essa oportunidade. Passos nos foram sugeridos e apontavam uma nova direção; sugeriam novas crenças sobre possibilidades e responsabilidade. Pudemos entender e reconhecer nossa impotência. Não fomos incompetentes quando não pudemos controlar o incontrolável – éramos apenas impotentes! E ao tentarmos durante tanto tempo o impossível, havíamos perdido o controle de nossas vidas!
O Passo 1 é o passo do redirecionamento do nosso olhar, do nosso foco de atenção. É o passo do desengano e da desilusão sobre o poder e controle daquilo ou daqueles que estão fora de nós, Ele nos leva a substituir nossa onipotência e tola arrogância pela humildade de refletir e admitir o que, na realidade, eu posso ou não posso modificar.
O Passo 1 trás também como conseqüência um desligamento respeitoso que preserva nosso espaço e o dos outros. O espaço necessário para podermos exercer nosso verdadeiro poder – sobre nossas vidas. Com a rendição, a submissão à realidade, sobra-nos energia, coragem para modificar o que podemos (nós mesmos) e humildade para buscar ajuda num Poder Superior.
A nós cabe, um dia de cada vez, fazer a opção de por-nos em ação, iniciando com esse Passo a caminhada para uma vida melhor, mais amorosa, real ,mais livre.
E essa é uma incrível e maravilhosa jornada!


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com