Pesquisar este blog

domingo, 13 de janeiro de 2019

MOMENTOS DE DEPRESSÃO



      O que os detona? Como é possível que nos tome de modo tão forte? Nós ríamos, nos ocupávamos e, num momento, perdemos o contato com a luz em nossa vida!
       Na verdade, muitas vezes estamos vivendo no limite. Limite físico, mental e emocional...  Nos obrigamos a tanto! Em nossa mente o jargão se repete, e se repete: “tenho que... tenho que...” Não importa se quero ou se posso, apenas preciso, apenas devo, apenas “tenho que”!   E o medo?  Medo de decepcionar, medo de magoar, medo de ser deixado e esquecido, medo de falhar!   Viver com medo tem um custo absurdo em nós. Nos mantém em alerta máximo todo o tempo, sob um stress contínuo, embora não percebamos isso.
      Parece que tudo se inicia com uma impaciência constante, mesmo que disfarçada. Barulhos, chamados, cobranças (mesmo pequenas) vão tornando-se insuportáveis. Estamos no limite, mas ainda não sabemos. Começamos a anestesiar momentos de emoção em família, porque já não aguentamos. Um fato, um pequeno fato, pode, então, fazer transbordar aquele oceano reprimido em nós.
        A dor se transforma em um horror...`Passamos a remoer pensamentos, emoções dolorosas, comportamentos chocantes, num replay adoecido, enlouquecido, que nos puxa para baixo, num voragem sem fim. Sabemos que precisamos reagir, sobreviver para viver, mas não conseguimos.  Só sentimos a dor que se repete, sem controle, dos pensamentos repetitivos...  Uma tristeza imensa nos toma. Tristeza pelo mundo, pelas dores do mundo, pelas perdas que ficaram nas lembranças, pelo passado... Tristezas! Tudo nos faz chorar.   Ao mesmo tempo, somos tomados, como algum tipo de defesa, por uma lassidão, um distanciamento da vida e de todos! Estamos sem controle!
         Sob uma agressão e pressão  tão intensa, pensamentos e emoções vão se esgotando...  Nosso corpo físico responde com dores, enjoos, um cansaço sem fim, sem vontade de acabar.  Nossa pressão interna caiu demais, estamos em depressão!  
         Mas somos seres portadores da Luz. Essa Luz Original vive em mim e mesmo nessa escuridão, ela sobrevive. Preciso de ajuda porque estou sem força. Tateando, levo meu pensamento cansado para a minha Fonte Original, e humildemente, peço-Lhe que me acolha, que acolha minha agonia e confusão . A força amorosa virá Dele, não duvido!
          Preciso fazer a minha parte, um instante de cada vez, como puder. Preciso prestar atenção ao Agora! Atenção ao que estiver fazendo, observando e sentindo Agora. Desligando, pacientemente, tranquilamente, cada pensamento recorrente do passado ou do futuro. Observar sem julgar o mundo, situações ou pessoas, inclusive a mim. Só observar, distraindo assim a mente da obsessão que a mantinha presa. E começar a agir aos poucos, só como puder.
          A princípio é muito difícil porque ninguém segura um trem disparado e desgovernado de uma só vez.  Ninguém levanta um corpo quase sem vida num repente. Mas com a doce força de Meu Poder Superior ao meu alcance, com a perseverança de minha Luz Interior vou caminhando e tentado me modificar, evitando novos apagões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.