Pesquisar este blog

sábado, 23 de março de 2019

QUEM CALA, CONSENTE !



         A sabedoria popular nos alerta de forma simples, através de seus “ditados”, para essa verdade em nossas relações -  desde as mais próximas(familiares) até às mais distantes ( quaisquer pessoas e até nações!). QUEM CALA, CONSENTE!
         De alguma forma, todo o tempo, nós sinalizamos uns aos outros até onde eles podem avançar em sua relação conosco, até onde nós nos calamos e consentimos aproximações demasiadas ou abusos. Não posso modificar o Outro, fazê-lo ser respeitoso na relação, por isso, cabe a mim refletir: Por que me calo quando algo me desagrada, por que não expresso minha posição,...
         Quando me calo é porque acredito que sou pacífico e que emitir opiniões e vontades poderia levar a brigas? Afinal, sou pacífico ou passivo e permissivo?
         Quando me calo é porque tenho medo de desagradar àqueles que amo, perder seu amor, ser rejeitado? Quero ser legal para todos, tenho medo de ser “do contra” e antipatizado? Fico calado, “sem graça”, mesmo quando sei que estou sendo manipulado e controlado pelo “favor e gentileza” do Outro?
         Quando me calo, sem concordar, entendo que não estou sendo leal e verdadeiro na relação? Entendo que esse silêncio a que me forço, nos afasta numa falsa paz, cheia de não ditos, de raiva, de mágoa...
        Quando não coloco minha opinião, entendo que estou sendo profundamente desrespeitoso e desleal a mim? Que para evitar outros atritos estou  criando um constante atrito comigo?
Quem cala está enviando a mensagem de que consente no avanço do outro. Mesmo com “cara feia”, fazendo um “clima” ou dando silenciosos trocos, estou dizendo que “pode avançar”, pode continuar... Calar é não dar voz a nós mesmos. E já se disse: “você ensina aos outros como podem tratá-lo.”
        Quando me coloco, não preciso gritar, brigar, discutir, tentar convencer... Posso até não ser entendido, acatado, mas, ainda assim, deixo registrada a minha voz, o meu entender, o meu desejo...  Isso é ser assertivo, honesto comigo mesmo, trazendo Verdade às minhas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.