Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

CALAR OU COMPARTILHAR



               Por que me calo? Por que não digo de mim – de meus verdadeiros pensamentos, de meus sentimentos, de meus comportamentos? Na verdade, tenho medo que me julguem, que não me entendam... Mas tudo que calo para me defender, acaba por me afastar de todos... e até de mim mesma! Tudo que calo fica abafado em mim, me irrita, me vitimiza, me pesa, me adoece...

               Preciso dizer de mim, preciso dar voz a mim, sem fantasiar, fingir, mentir... Preciso aprender a ousar, até confiar e compartilhar... Tenho medo, mas posso começar a superar esse amordaçar numa conversa honesta com Deus. Ele é minha Origem e minha Destinação, sabe de mim, pode me entender. Preciso conversar muito e sempre, cada vez com mais coragem, olhando fundo em mim, descobrindo, com carinho e respeito, com aceitação, todo esse mistério que desconheço e escondo... Esse compartilhar primeiro é com Ele!

            Mas, como convivo com pessoas e pertenço a grupos (família e outros) sinto, então,  necessidade de dizer de mim... Posso e devo escolher a quem me revelar, pois ainda me sinto insegura nesse mundo agressivo e de tantas máscaras. Preciso ter, cada vez mais, apreço e intimidade comigo para ir criando a coragem necessária a ser leal com esse ser único que sou!

            Compartilhar implica também em aprender a ouvir, sem julgar, aceitando o outro da forma como quero ser aceita. E isso é tão difícil! Nesse mundo de máscaras e disputas, tenho dificuldade em ouvir, verdadeiramente, de coração aberto, com generosidade, dando descontos das inverdades, fantasias, das defesas, das “humanidades” dos outros.

            Compartilhar favorece esse processo lento e maravilhoso do amadurecer. Ele me ensina a dar e receber. No compartilhar aprendemos, amamos, aceitamos, aprendemos a humildade, respeitamos, nos autorizamos, nos libertamos...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.