Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de julho de 2019

AUTO ABANDONO



           É a consequência de nos entregarmos a uma visão distorcida de nós mesmos, carregada de desvalor e desamor. 

Quisemos sempre ser valorizados e amados pelo Mundo e as constantes cobranças, críticas, ironias, rejeições, traições, pouca afetividade, principalmente em nossas relações significativas mais próximas, nos fez entender que a “culpa” era nossa, que não merecíamos mesmo ser amados e valorizados, e nos entregamos à auto rejeição, ao auto abandono, num desprezo inconsciente por termos falhados em nossas expectativas e nas dos outros.   

         Cada falha nossa víamos explicada por nossa incompetência, nossa covardia, nossos defeitos de caráter... e isso gerava mais vergonha, mais culpa, mais raiva, mais “impotência”...   Criou-se   um vórtice negativo sem fim, sempre reforçando essa percepção distorcida e maldosa, permitindo que a incorporássemos, cada vez mais, à nós mesmos.

         Aos poucos, fomos aceitando os fracassos, a submissão aos maus tratos, as derrotas antecipadas... Esmolando atenção e afagos, encalhados na vida, nos entregamos  a um processo de auto punição e auto abandono.

         Assim se explica, mas não se justifica, que eu me deixe aprisionar nessa situação de abandono! Afinal, é minha responsabilidade CUIDAR DE MIM!  Quanto mais frágil ou problemático acredito que seja (ou me fizeram crer), mais cuidado, mais atenção, mais respeito, mais valorização e mais amor tenho que ter comigo mesmo. ESQUEÇA O MUNDO – PRIMEIRO EU!

         Preciso de tempo para mim! Preciso me ouvir, valorizar meus sentimentos, minhas ideias, meus sonhos... Preciso ser gentil, generoso e paciente comigo mesmo! Sentindo-me cuidado, valorizado e amado por mim mesmo, vou descobrindo meus gostos, meu estilo, meus talentos. Vou entrando em contato com minha força e luz interior, transformando minha auto imagem e construindo minha auto estima!
 Descobri que eu sou minha prioridade! Em vez de buscar amor e valor no mundo, descobri que posso, sim, oferecer e compartilhar o que Sou.         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.