Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de julho de 2019

INADEQUAÇÃO



       Inadequação é o sentimento de não pertencimento ao lugar, ao próprio corpo, à sociedade, à sua época, aos grupos onde esteja. Sentimo-nos diferentes (para melhor ou pior), não acolhidos, não entendidos, não aceitos... Dessa percepção nos  advém uma sensação de isolamento, de rejeição, de desamor, de desvalor...

         Ela não é percebida pelo mundo e não compreendida, muitas vezes, até por nós mesmos. Afeta a nossa autoimagem e nossa autoestima, enfraquecendo-nos muitas vezes para os desafios da vida, principalmente em fases de transição como adolescência, mercado de trabalho, mortes, divórcios...

Percebendo-nos inadequados, reagimos algumas vezes tentando nos ajustar aos moldes dos grupos, mesmo à custa de nossa personalidade ou desejos ou, ao contrário, tornamo-nos reativos, críticos e agressivos.  E o mundo, insensível, não percebendo essa dificuldade, ou aproveitando-se dela, tende a forçar uma “adequação”, mais cômoda aos grupos, ou a reforçar a agressividade dos diferentes revidando com críticas, ironias...

“A inadequação é uma dor silenciosa” HD, pois que está carregada de solidão, rejeição, isolamento... 

A solução não está na submissão total ou na reação ao externo, ao social, mas buscar um olhar mais interior. Preciso aceitar minhas naturais inseguranças frente a desafios novos, mas valorizar minha singularidade, reconhecer meus talentos únicos, meu estilo de ser, fortalecendo assim minha autoimagem, minha autoestima para ir superando as dificuldades.

 Também preciso entender que para Pertencer a grupos  devo, todavia, me adequar às regras básicas de respeito para o convívio, sem abrir mão de quem sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.