Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2019

OS LIMITES E O AMOR



          AMAR NÃO É MISTURAR! Como é difícil entender isso em nossas relações mais íntimas, mais queridas! (filhos, companheiros/amantes, pais) aos quais somos tão apegados!
          Como estamos buscando e lutando para manter o Amor deles por nós ? Atenção! Amar não é se anular pelo outro! Amar não é se escravizar, se submeter, com humilhação, ao outro.  Amar não é se calar, calar suas opiniões e gostos para não irritar o outro. Amar não é apanhar física, mental e emocionalmente para evitar “complicar”, para evitar ser rejeitado, para tentar ser mais amado ou por “amar demais”. Amar não é conceder para além de nossa dignidade. E, afinal. nada disso adianta, porque o  Amor não resiste à falta de respeito aos limites !
           Quando constantemente invadidos, submetidos, amordaçados, ... acabamos por nos desapaixonar, desamar, fugir, querer distância, mesmo das pessoas que mais amávamos. E ainda sofremos com um sentimento de culpa porque não aguentamos mais... Talvez porque nos ensinaram (e acreditamos) que “amar é sofrer” e que devíamos aguentar mais e mais! E acreditamos que, aguentando mais, conseguiríamos modificar o outro, fazê-lo entender que o nosso amor é demais! Mas nada disso adianta porque o Amor não resiste à falta de respeito aos limites!
           E como estou amando? Por amor, em nome do amor, invado a vida de quem acredito amar? Faço tudo por ele, tomo a frente nas tarefas e nas situações, trato-o como incapaz, acostumo-o a ser egoísta, transformo-o numa pessoa abusada, insensível... numa pessoa que não sabe amar, uma pessoa que ninguém quer ter por perto, com a qual as pessoas têm apenas relações superficiais?
Estou aleijando meus amados para a vida? Estou sempre me antecipando e tentando viver a vida do Outro, que digo tanto amar? Estou preparado para receber sua “ingratidão”, seu abandono, seu enjoo de mim e de meus cuidados, que o desprepararam para a vida, para relações mais sadias?
         Preciso entender que o amor não resiste à falta de respeito aos limites entre nós! É preciso haver limites, respeito, “espaço, para o Amor” a mim mesmo e ao Outro.     Respeite-se, cuide de você com respeito, carinho, assertividade. Ensine aos outros como quer ser tratado, ou deixado!  Não adianta choramingar implorando piedade ao mundo, porque seus limites são sua responsabilidade!   Viva e deixe viver!! O respeito aos limites é o “carro chefe” e o “abre alas” do Amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.