Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2020

Tudo já passou ...




         Sempre ouvimos, para nos consolar ou encorajar nos momentos mais difíceis: Vai passar...  E vai passar mesmo! O  tempo leva tudo e, assustados, doídos, percebemos que já passou! Tudo que entendemos como nossa história já passou!  

         Alguns momentos, algumas lembranças, nos chegam  repentinamente, invadem nossas mentes e corações, e nos derrubam, nos sufocam ante essa verdade, que pode nos libertar, mas que também nos apunhala – Tudo já passou...

         Já passou minha infância tão livre, protegida das dores pelo carinho e cuidados de meu pai, pela atenção severa de minha mãe, pela paciência cheia de doçura de minha avó, pelas vontades bobas de minha tia... Já passou a infância cheia de pequenas rivalidades e disputas, mas com muito companheirismo, com meus irmãos, primos e coleguinhas “inesquecidos”... Já passou!

         Já Passou a adolescência, cheia de fantasias, “certezas”, promessas... Assim como a idade adulta, que me chamou para realidades, incertezas e novos papéis... Já passou a realização dos sonhos românticos de amor, filhos chegando, filhos crescendo, netos também chegando,  alegrias sem fim... 

         Mas também passou o fim dos sonhos, desencantos, desilusões, as dores mais perversas, deixando apenas o consolo da experiência...  Oa tempo, insensível, foi carregando a alegria dos amores, a inocência, a juventude, a infância dos filhos e netos... E passando, tirou do meu convívio algumas das partes mais queridas da minha vida... Para sobreviver àquelas dores eu repetia, e me repetiam – Vai passar...  E hoje vejo, cheia de mágoa, que passou! Eles tornaram-se lembranças, muito queridas, com a dor já esmaecida, mas apenas lembranças... Sem perceber, tudo foi passando, tudo foi acabando. De tudo isso restam lembranças... 

         Saber que tudo já passou me liberta de remoer os momentos mais difíceis, porque eles já passaram... Mas, tristemente, as alegrias maiores e mais doces, também passaram.  Como um rio, seguimos deixando para trás as paisagens áridas de nossa vida e nos fortalecendo e consolando com algumas outras maravilhosas... Seguimos sempre em frente em direção ao Oceano!   O que me resta, o que resta a todos nós, é o momento presente, antes que ele passe! Chorando ou sorrindo é tentar  viver intensamente os momentos do Agora...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.