Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2020

A NOSSA TOLA ARROGÂNCIA ...



Ainda somos conduzidos, na maior parte do tempo, por nosso ego. Ele é que nos “sopra” as nossas “certezas, ou nos leva a disfarçá-las.  O ego sempre sabe. Acredita que precisa saber mais para se defender, para dominar, para ter razão. O ego vive em eterna comparação e competição com os outros, com a vida, com o medo da morte.

      Quanto mais saber amealhamos, mais acreditamos que podemos, e devemos, usar esse “melhor saber” para moldar, julgar, decidir, escolher... pelos outros. Nossa linguagem (verbal ou mental) é: Eu sei... Eu já sei... Eu sei um modo melhor...Eu sei o que é melhor para... Quem é você para querer me ensinar... E nos  fechamos em nossas certezas...  Tornamo-nos, sem sentir, arrogantes, disfarçados ou não, em nossa soberba egóica. Tornamo-nos muito teimosos em nossas posições e obstinados na defesa de nosso maior saber.  Consideramos humilhante admitir enganos ou erros e, assim, nos encarceramos em nossas mentes e nos distanciamos uns dos outros.

      Nossa tola arrogância dificulta qualquer aprendizado. Só as dores da vida, nossas repetidas desilusões, nossos sagrados tropeços, poderão ir rachando, quebrando, essa blindagem que protege esse nosso ego tolo, orgulhoso, medroso... que nos impede de admitir nossa humanidade e de desfrutar da humildade.

       Acredito, só por hoje, que preciso ter muita paciência, carinho, bom humor e honestidade, para ir desvendando e desmontando minhas defesas, abrandando esse meu ego tolo, libertando-me desse saber rígido e puramente mental,  em direção às mudanças e a uma progressiva Sabedoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.