Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de setembro de 2019

QUANDO O REMORSO VOLTA ...




         O Remorso é a culpa eternizada. Ele revive a culpa e nos aprisiona no passado. Num replay doentio e destituído de valor,  somos fustigados pela lembrança de nossos erros e condenados a uma eterna agonia.  E, infelizmente, o remorso não modifica o passado, não nos faz crescer, nem nos “limpa” de nossos erros!
Tudo começa quando nós, humanos, falhamos. Falhamos por medo, por covardia, por cobiça,  por egoísmo, por não sabermos ou não conseguirmos fazer melhores escolhas para nós, para nossas relações mais queridas, para os que dependiam de nós.  Traímos, abandonamos, descuidamos, maltratamos, atropelamos...
Como centelhas divinas que somos, algo sempre nos sinalizava o erro. Sinais que não escutávamos, absorvidos pela força das razões do ego, pelos nossos desejos gritantes, pela preguiça, pela vaidade, pelo orgulho, pela inveja, pela raiva, por nossas carências...  Surdos à Voz Silenciosa, interior, embora sempre presente, nós arranjávamos explicações e até justificativas para nossos atos, ou minimizávamos as possíveis consequências de nossas escolhas.
          Mas, como a vida não corre em vão, somos aos poucos confrontados com nossos erros, amadurecemos e nos arrependemos. É um passo adiante no nosso caminhar. Precisamos, no entanto, aceitar e perdoar nossa humanidade imperfeita, aceitar que o passado não volta para retoques, que é preciso continuar no presente e buscar fazer melhor...O arrependimento é apenas o início da redenção, da libertação! Ele nos pede mudanças em desagravo às dores que causamos.
         E quando o Remorso, de repente e novamente, me assaltar preciso, com paciência, conversar comigo mesma sobre a aceitação/perdão do passado e ocupar-me com o presente.
         As lembranças dos erros sempre trarão muita dor, mas lembranças pertencem ao passado e a vida acontece hoje, no agora. Não é sadio ficar remoendo dores do passado. Elas me aprisionam, são inúteis e não fazem crescer. Sou responsável pelas minhas mudanças num presente mais amadurecido através dos erros. Não moro no Passado.
        A dor é inevitável, mas o sofrimento com o remorso é opcional! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.