Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2019

UM ESPAÇO PARA O AMOR



        Olho para fora e vejo as coisas, situações e pessoas que amo, que me dão prazer, que dão sentido e valor à minha vida. Tenho apego a elas!  Tenho muito medo de perdê-las e me sentir vazio de significado, de amor e da valorização que espero dos outros. Fui criado acreditando que é minha responsabilidade cuidar, resguardar, defender...essas minhas “posses” tão especiais. Por isso me agarro a elas, “por amor”, numa tentativa agoniada e constante de controlá-las.
         Mas num universo tão impermanente, onde tudo se modifica a cada momento, as perdas são constantes. E vale lembrar -Pessoas não são coisas! Elas, principalmente, também estão em transformação!  Por mais que nos apliquemos em abraçá-las, cuidá-las, em tentar direcioná-las, aprisioná-las com nosso medo e “amor”, parece que tudo resulta em irritação e raiva, em reação aos nossos “cuidados”. E então, quanta luta, cobranças, mágoas, distanciamentos... Como isto dói! O que está errado em nossa relação?
         Uma vez ouvi que é preciso haver um espaço para o Amor dentro das relações. É preciso entender que somos dois indivíduos únicos, com histórias, escolhas e destinos diferentes. Quanto mais me apego e tento prender o “objeto” do meu apego, mais o perco! Sem reconhecer e respeitar a individualidade do outro (amigos, pais, filhos, companheiros...), sem respeitar o necessário espaço entre nós, não deixamos lugar para o Amor!
         O Amor não é posse, mesmo de objetos e animais! O Amor não sufoca, prende ou luta! O Amor nos libera, e ao outro, para sermos quem caminhamos para Ser. O Amor acompanha, como companheiros nessa viagem, sem vigiar, sem tolher. O Amor supera o medo da perda, do abandono, das escolhas “erradas”, porque respeita o tempo e o modo do Outro.  Paradoxalmente, quanto mais seguramos, mais perdemos e quanto mais libertamos e respeitamos mais o Amor encontra espaço para nos unir!
         Só precisamos aceitar que o Outro é o outro! Aceitação, Respeito, Parceria são algumas nuances do Amor! Tem que haver espaço para o Amor!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.