Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Evite o 1º Atrito



Vivemos em atrito com as pessoas que mais amamos. Sentimo-nos responsáveis por elas, por suas atitudes, por sua vida. Elas também se sentem responsáveis por nós e, ao tentarmos controlar a vida uns dos outros, entramos em choque, nos confrontamos, nos magoamos e... nos afastamos de nós mesmos e dos outros.
Tanto tempo, tantas vezes sufocamos nossos sentimentos , nos obrigamos a dizer ou fazer o que não desejávamos, num flagrante desrespeito a nós mesmos que, sem perceber, vivemos em constante atrito interno.
Toda nossa caminhada precisa começar e passar por nós para que cheguemos bem aos outros e o lema nos alerta para esse cuidado!
Ouça seus sentimentos, dê voz a eles, sem cobrança. Quando exercitamos o auto respeito isso nos traz auto confiança, auto responsabilidade.
Estando bem conosco mesmos, temos mais tranqüilidade e sabedoria para evitar reagir, discutir, manipular, atritar com os outros, adictos ou não.
Hoje entendo que não preciso e não posso dirigir a vida de ninguém, mesmo das pessoas que mais amo.
O Lema nos faz atentos ao cuidado de evitar atritos conosco e com os outros porque esses confrontos nos distanciam e acabam por impossibilitar o encontro, a felicidade que buscamos.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Só por hoje



É o lema do aqui/agora que nos libera do peso terrível do ''pra sempre'' ou ''nunca mais''. Ele nos torna leves, entusiasmados, decididos, corajosos para efetuarmos nossas mudanças - para nos liberarmos das defesas que acabaram por nos aprisionar e dá força para lidarmos com o novo, ousarmos pensar/sentir e fazer diferente.
Só por hoje me lembrarei que sou um ser único e cuidar de mim é minha maior responsabilidade - não posso delegá-la a mais ninguém, nem cobrá-la dos outros, que têm o mesmo direito/dever de cuidarem de suas próprias vidas.
Só por hoje tentarei conhecer, comunicar e honrar meus limites, respeitando os dos outros - isto é, praticar o desligamento com amor.
Só por hoje vou buscar estar aberto a um novo modo de Ser e de Estar nas minhas relações: ouvirei mais e de coração aberto, falarei com honestidade, sem cobranças, sem disputas por razão.
Só por hoje vou lidar com o passado sob uma nova perspectiva, buscar uma nova leitura, sem repetir a mesma história, sem eternizá-lo a cada dia: o que ele pode me ensinar de novo? Que visões equivocadas devo abandonar, de que hábitos negativos decidirei me liberar?
Só por hoje farei escolhas positivas, que possam ir se transformando em hábitos sadios e prazerosos, dando cor e luz aos meus dias.
Só por hoje estarei atento ao meu dia: valorizando minha vitória, simples que sejam, aceitando com bom humor e amor minhas falhas para, com alegria e perseverança, ir modificando o que posso.
Só por hoje desfrutarei da liberdade de criar um novo dia, um novo eu, uma nova vida.
Só por hoje me soltarei das lutas e me entregarei ao Amor e Sabedoria de um Poder Superior.
Só por hoje é o lema da promessa de caminhada e continuidade. Ele gentilmente nos empurra dizendo:
- Vá, você pode. Não desista de você.