Pesquisar este blog

domingo, 30 de abril de 2023

OS SIMPLES

 


          Os simples são mais puros e livres!  Eles são o que são, não se prendem a aparentar... Perdoam mais facilmente, porque não precisam defender aparências, ideias, ideologias... Aceitam, e libertam, cada um para ser o que são. Não querem convencer, impor, dominar, ganhar... Não se desgastam ou perdem seu tempo e sua vida em lutas pelo poder, para aparecer, lutas por posses, por pessoas, pelo “amor”, lutas para ter razão... Eles não disputam para dominar!

Eles são simples! Aceitam o momento, rindo com alegria leve ou chorando em situações dolorosas. Aceitam o que é e o que ainda não dá para ser...Aceitam até desviar seu desejo, seu querer.  São simples! Amam leve, sem posse, sem ciúme e domínio, sem complicação...

 Mas como é difícil ser simples! Nascemos num mundo complicado e com ele aprendemos a complicar desde nosso começo. Aprendemos a chorar e sorrir para manipular, a disputar para ganhar, para ser do nosso jeito, a eternamente aprendemos a prisão de nos comparar. Somos crias desse mundo, onde tudo se complica para ter algum significado...para os outros!

Hoje estamos cansados dessa luta, dessas disputas, dessa trabalheira que nos disfarça de nós mesmos, que encobre nossos sentimentos, distorce e complica nossos momentos...

Hoje, só precisamos  compreender a futilidade de tanta complicação em nossa vida  e  ter a coragem  e persistência para irmos nos desnudando de tantos ”adereços” em nosso modo de ser, em nossos anseios...

O Reino de Deus, da alegria e da felicidade, é para os Simples de Espírito! Vamos descomplicar e caminhar leve e livre!..

Mantenha-se Simples, Mantenha-o Simples!!!



domingo, 23 de abril de 2023

AINDA E SEMPRE – A LIBERDADE

 


         Um Poder Maior, Perfeito e Amoroso tudo criou num propósito de evolução contínua de toda a natureza viva. É um processo que abrange todas as espécies com essa mesma finalidade.

A evolução necessita de movimento, ação constante, desafios, descobertas... E para romper a inércia da acomodação, do medo, somos impulsionados, pela necessidade de alimento,  pelo prazer, pelo impulso de perpetuar as próprias espécies, pela curiosidade... É assim em toda a Criação!

E no constante desenrolar entre equilíbrio e desequilíbrio, entre momentânea paralização e adaptação, vamos todos caminhando e evoluindo através dos tempos...

O que entendeu esse Poder e Sabedoria Maior é que  o que possibilitaria todo o processo seria a Liberdade em toda a Criação !

Liberdade para todas e quaisquer escolhas, para caminhos, atalhos, veredas sem saída, mortes, descobertas.... Só através da liberdade poderá haver aprendizado e evolução!

Com a espécie humana prevalece o mesmo processo, mas os  Homens, já agora uma espécie “superior” e racional, deixaram-se tomar pelo orgulho, vaidade , arrogância, prepotência, presunção.. e mudar as regras. Resolveram que os mais fortes e poderosos deveriam submeter os mais fracos, saber o que era melhor para eles, escolher por eles, tirar-lhes a Liberdade.... e a oportunidade sagrada de evoluir!

O que um Poder Sagrado nos deu, não poderá jamais ser tirado! Lutemos sempre por nossa Liberdade, respeitemos   liberdade das outras pessoas , povos e espécies! Afinal,, temos todos a mesma Origem Sagrada,  e estamos todos nesse processo - a Caminho...


segunda-feira, 17 de abril de 2023

SEQUELAS

 


          Muito mais do que marcas deixadas pela Vida, as sequelas são verdadeiros “campos minados”, para sempre engatilhadas e prestes a explodir em dor dentro de nós.

Elas nasceram nas grandes dores, nas grande desilusões, traições, nas grandes e inesperadas perdas,  nas continuadas dores, que nos assombraram e marcaram  para sempre nosso emocional.

Tão profundo foi o “poço da dor” que nos fez reagir com a fantasia desesperada de tentar controlar as pessoas, as relações, os desafios da Vida  para não mais sofrer aquela dor!

Tornamo-nos seres sequelados, medrosos, muito desconfiados, atentos e alertas às possíveis ameaças à nossa “tranquilidade”. Amamos com medo, tornamo-nos possessivos, angustiados, esperando sempre um tropeço a qualquer momento, uma rasteira de pessoas ou da vida...

A marcas dessas dores maiores não se   apagam. Mas podemos entender e aceitar o processo da Vida, perdoando a nós  e aos outros pelo que nos causamos... Podemos procurar não reavivá-las, voltando continuamente às memórias do passado doloroso, dando-lhes força, poder e  vida , reativando todo o trauma doloroso

Sequelas não precisam ser aleijões. Podem e  devem funcionar apenas como alertas de sabedoria.


segunda-feira, 10 de abril de 2023

CALMARIA

 


Como ansiamos por uma vida calma e tranquila depois das tempestades!  Já tivemos tanto medo, já sofremos tanto... agora só queremos desfrutar da calmaria!

Ali tudo nos parece seguro e tranquilo Parece que a dor, a ameaça de dores  e riscos maiores fica  afastada e suspiramos, agradecidos por superarmos aqueles momentos. Mas, na calmaria, as águas permanecem paradas, há falta de vida, de movimento, de novos desafios...Sem sentir, poderemos ficar ali encalhados, agradecidos pela sobrevida, acomodados, mas sem, realmente, continuar a viver!

Passados os momentos de susto e horror, a viajem continua e precisamos também continuar...Podemos aproveitar os momentos de calma para descanso, para readquirir forças e reavaliar os caminhos. Mas, não podemos nos acomodar e permanecer na calmaria ilusória, entregues à preguiça, compartilhando sempre as mesmas histórias, recebendo sempre o mesmo aplauso, paralisados.

 Nossa essência divina, nosso propósito de eterno crescimento e despertar, nossa ânsia e necessidade de enfrentar novos ventos e tempestades, que certamente advirão, nos qualificam com saberes e sabedoria cada vez maiores e mais amadurecidos e nos tornam mais confiantes para os desafios da Vida. Observe o novo à sua  volta, ajuste suas velas para os ventos contrários, não se esconda na calmaria!



domingo, 2 de abril de 2023

SOBREVIVENTES

 


Somos todos sobreviventes! Sobrevivemos à luta genética para chegarmos aqui, onde fomos acolhidos e salvos por nossos pais e família. Eles nos deram segurança, proteção, amor... Estávamos agora “salvos”, num mundo estranho e aguerrido, com pais e irmãos companheiros, mas em constante disputa por amor, valorização e lugar naquele grupo.

            Nossos pais nos amavam mas eram, eles próprios, sobreviventes de suas famílias de origem, com suas lutas, crenças e confusões mais antigas. Sobrevivemos às suas disputas, que acabaram, muitas vezes, por afastá-los...Quem era o melhor? E o pior? Quem tinha razão? De que lado estávamos? Somos culpados? Foi sempre uma luta, grande ou pequena, por amor, sem amor...

E nós, sobreviventes que somos de tudo isso, resolvemos por força da vida e do amor, criar novas gerações para tudo continuar...

 E saímos pelo mundo em muitas outras relações de todo tipo com outros sobreviventes, em nosso eterno caminhar para novos aprendizados... 

Não nos julguemos, muito menos aos nossos pais! Esse é um mundo ainda muito torto, onde cada um faz o que acha que sabe, o que pode, o que consegue... Nesse mundo, somos todos sobreviventes, caminhantes em eterno aprendizado, em busca de uma vida mais amorosa e feliz.