Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

PRIMEIRO AS PRIMEIRAS COISAS II


           Existem momentos difíceis em nossa vida, quando a confusão se instala em nossa mente e coração. Tudo parece errado! Temos a sensação que precisamos tudo consertar! A confusão embaralha nossos pensamentos, nossas emoções, desgasta nosso físico com comportamentos desordenados e infrutíferos... Perdemos muita energia nessa luta contínua em tantas frentes...  Ficamos cansados e com um profundo sentimento de incompetência, de frustração, de fracasso...   Precisamos fazer alguma coisa, mas por onde começar?

            O lema “Primeiro as Primeiras Coisas” traz um chamado para nos organizarmos, para sairmos desse caos interno. “Calma”! “Pense”! Embora selecione o que parece mais importante, o mais premente dentre as muitas questões à minha volta que requerem escolhas e atitudes, que me oprimem em busca de soluções, o mais importante e primeiro a ser feito é O QUE POSSO, nesse momento.  Preciso trazer o foco de minha atenção para mim mesma! O QUE POSSO? A atenção, o cuidado e o respeito às minhas possibilidades já me liberta de imposições absurdas geradas à minha mente por crenças, desejos, cobranças, internas (ou não). Não posso “salvar” ninguém! O reconhecimento de minha impotência perante o Outro ou perante algumas questões da vida que se me apresentam, já me acalma (mesmo doendo) e libera força e tranquilidade para pensar e selecionar as outras possíveis prioridades.
           Entender que a Primeira coisa a ser vista e analisada sou eu mesma, a Aceitação do que Posso, ou não, me leva à humildade do meu tamanho nesse momento, me leva a abrir mão da prepotência do controle de tudo e todos e da pretensão de acreditar que sei sempre o que é melhor. Tranquilizada e fortalecida posso ter uma ação mais firme e assertiva.
           Primeiro as primeiras coisas é um lembrete que nos chama para parar, analisar, buscar um Ordem interior, relaxar e sair da confusão.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

SIMPLICIDADE




         Seja simples! Não complique! Não se perca em sonhos grandiosos e “para sempre”!  Não esteja sempre procurando falhas “imperdoáveis”! Não fuja de sua humanidade e da humanidade dos outros! Não busque soluções e pessoas perfeitas, trabalhos impecáveis! Não sofra para conseguir coisas, festas, viagens, roupas, saberes... para serem perfeitos e invejados! Mantenha-se Simples!
         Nos excessos perdemos a inicial finalidade de tudo. O que poderia ser o desfrute de alegrias, beleza, encontros, amores, sabedoria, crescimento... torna-se uma agonia constante para acrescentarmos mais e mais “necessidades” e detalhes em busca das soluções e pessoas perfeitas.
         Seja Simples! Mantenha-se Simples! Mantenha simples seu dia a dia! Respeite suas posses e possibilidades no momento! Não se atropele nem atropele os outros exigindo detalhes supérfluos para acompanhar a “onda, para ser “mais”, para ser aceito!
         Somos apenas pessoas, viajantes, que perdem seu rumo, distraídos por um mundo onde tudo exige que busquemos e sejamos “hiper”, “super”;  onde nos perdemos na busca de supérfluos e modismos, distorcendo nossa personalidade e o sentido de nossas próprias vidas.
        Mantenha-se Simples! Seja apenas quem você é! É tão gostoso,  elegante e libertador! A Simplicidade, transparecendo em nossa humildade e serenidade, é a assinatura do Divino em nós e em tudo!
  

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

SÓ POR HOJE II




        Quando a impressão de sufocamento, de impotência, de desânimo, de opressão, de ser exigida para além dos meus limites  ou  quando as expectativas frustradas me desencorajarem demais... Aprendi a não desistir e insistir com a Vida, repetindo com coragem e força: Continue, prossiga... “É só por hoje!”

        Só por hoje – não permitirei que o desânimo e a tristeza me envolvam e paralisem. Mas, me permitirei parar e chorar um bocadinho a minha dor mais forte. Depois, Sorrirei para mim mesma e participarei do mundo à minha volta! 

       Só por hoje – não me deixarei aprisionar por lembranças de um passado (boas ou dolorosas) que já se foi...  Viverei atentamente cada momento do Agora!

       Só por hoje- não me deixarei amedrontar pensando em terríveis possibilidades futuras. Me ocuparei com os desafios de hoje e/ou curtirei as delícias do dia!

       Só por hoje – não reclamarei ou cobrarei das pessoas que amo, apenas curtirei a graça e a oportunidade de estarmos juntos nessa viagem!

      Só por hoje – serei gentil, paciente e carinhosa comigo. Preciso de todo cuidado e amor para superar meus momentos difíceis.

      Só por hoje – não me desgastarei lutando contra! Terei aceitação com a vida, como ela se apresentar!

      Só por hoje – participarei, sem me atropelar, do que aconteça à minha volta, dos momentos e movimentos do dia. Estou Viva!

      Só por hoje – estarei atenta e me perdoarei das minhas falhas, para buscar fazer melhor a cada instante.

      Só por Hoje – estarei atenta aos meus limites, não me deixando contaminar pelo desequilíbrio emocional de outros.

      Só por hoje – estarei atenta aos meus pensamentos, desarmando os negativos e escolhendo os alegres, generosos e leves... Preciso lembra que Eu escolho o meu mundo interior!

     Só por hoje – arranjarei um tempo, longe do tumulto do mundo, para manter e fortalecer uma sintonia com minha Origem Sagrada, através da prece e da meditação.

     Não é impossível e nem mesmo difícil! Apenas com Boa Vontade e o desejo humano de ser feliz!  Afinal, é Só por hoje ou se precisar, Só neste momento!