Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2021

A DOR DO DESPERTAR

 


         Eu dormia e de nada sabia! Eu dormia e, como uma criancinha, a princípio, era feliz! Embalada pelas mesmas canções, pelos mesmos afagos, me entregava, acreditava e era feliz... Mas a Vida nos quer despertos, coerente com seu propósito de nos fazer aprender, crescer, evoluir, se libertar... Somos sacudidos todo o tempo, levemente ou em grandes trancos, na intenção de nos despertar. Mas resistimos, como resistimos!... Resistimos a canções ou palavras diferentes que ameaçassem aquele sono que nos embalava. Não ouvíamos, não víamos, não reconhecíamos, não percebíamos, negávamos... Negávamos as mudanças, as novas realidades com que se nos defrontávamos!

         Negávamos o fim das ilusões nas paixões, nos amores, nas relações... Negávamos os filhos que cresciam e se afastavam, com seus próprios caminhos, deixando-nos em papéis já vencidos...  Negávamos as transformações e desgastes que o passar do tempo ia deixando em nosso corpo... Negávamos que  os homens/heróis são falhos, bem como suas ideias e atitudes... Negávamos o preço mortal que a ânsia sem freio por prazeres estava nos cobrando...   Negamos e negamos... pelo tempo da resistência, do orgulho e teimosia de cada um, porque o tempo de cada  Homem é único!

        Finalmente, é tempo de, aos poucos, inseguros, desconfiados, começar a despertar. Mas, como dói o “dar-se conta” do fim de ilusões e estarmos conscientes para assumir a responsabilidade pelos novos rumos da própria vida! Como dói perder “heróis”, encarar pessoas e aprender a amá-las, acordados. Como dói entender que eu sou, também, essa pessoa! E como dói querer despertar quem amamos e esbarrar com o sono ainda tão resistente dos conduzidos e “encantados”!. Então, precisamos lembrar de nossa própria história e de como resistimos a tantas coisas. Afinal, o tempo do Homem é único. O de Deus é que é eterno, em sua eterna espera por nós!

        Liberdade e consciência desperta caminham juntas e têm um preço a pagar. Mas vale a pena!  Como é incrível estar finalmente consciente das potencialidades e possibilidades de  ser quem Eu Sou.




quarta-feira, 24 de março de 2021

Anestesiados II

 


          A natureza nos criou perfeitos, com mecanismos vários que nos permtissem e facilitassem a caminhada evolutiva. A Dor é básica como mecanismo de sobrevivência entre os seres vivos. Sua função é nos defender e cuidar. Ela funciona como alerta e chama nossa atenção para um desequilíbrio orgânico ou emocional/psíquico! No entanto, infantilmente, aprendemos a não atentarmos para o que ela nos sinaliza, e simplesmente buscamos artifícios variados, e cada vez mais sofisticados, para desligá-la! Somos bombardeados desde a infância com a propaganda de anestésicos – “Tomei Doril e a dor sumiu!”... Assim, tardiamente buscamos cuidar da origem de nossos desequilíbrios ou, apenas, resolvemos nos Anestesiar!

         As anestesias podem ser leves ou profundas para procedimentos médicos/cirúrgicos, mas são eventuais! Quando tornam-se sistemáticas, fazendo cada vez mais parte do nosso cotidiano tornam-se perigosas na medida em que nos tiram a capacidade de realmente interagir com nossas emoções/pensamentos de modo livre e real, na medida em que nos tiram da realidade, em que nos tiram da Vida.

          Há muitas formas de nos anestesiarmos, fugindo da vida e seus desafios, mas as anestesias químicas são as que mais nos distanciam de nossa realidade física, emocional, psiquica, e espiritual e de nossas melhores possibilidades. Os inocentes e continuados comprimidos para dormir, as inocentes e continuadas bebidas e outros químicos, vão aos poucos nos amortecendo os medos e prometendo sucessos coloridos em nossas vidas. Mas do prazer à prisão caminhamos sem sentir e toda anestesia vai nos aprisionando num estado de quase morte. Precisamos acordar, senão seremos eternos robôs de mentira, senão iremos à “óbito” nessa oportunidade humana.

          A vida dói porque não é um sonho infantil. Doi porque somos pessoas em processo, convivendo com outras pessoas também em processo. Mas, um dia de cada vez, uns com outros e com a força de um Poder Maior, vamos encarando rnossos medos,  inseguranças, rejeições ou abandono que sofremos, a dor de nossa impotência perante a vida e perante as escolhas de quem amamos .... é então iremos nos libertando e descobrindo o prazer de conhecer a pessoa única e incrível que somos.

        Somos seres em processo! Não pare ou mantenha estagnado esse processo de evolução, que nos leva a um Destino Maior!


terça-feira, 16 de março de 2021

ENCONTRO MARCADO

 


            Temos um Encontro Marcado! Em nossa origem divina, já nascemos com uma destinação – um  Encontro Sagrado!

            A água, qualquer água, desde sua origem, escorre por pequenos filetes, valas, córregos, riachos, rios... carregada por uma corrente incessante em direção ao seu destino final – o Mar! Ela pode se perder e ficar retida em lagoas, brejos, pântanos... mas é só por um tempo, porque, de algum modo, ela se transforma e acaba cumprindo seu destino – o Mar!

            Nós somos como a água que nos habita. Somos muitas vezes tangidos por brisas suaves ou por ventos fortes que nos arrastam e nos vemos perdidos na mata escura, sem rumo, sem reencontrar o caminho...  E se nos demoramos nesses atalhos e descaminhos, como crianças ofuscadas, somos atraídos e distraídos pelo falso brilho de uma clareira iluminada com fortes luzes artificiais, que nos deslumbram com poder, sucesso, sexo, drogas, status, riquezas e prazeres físicos e materiais... Elas nos fazem parecer sem brilho o caminho da Verdade, Generosidade, da Justiça, do Amor... Tão deslumbrados e anestesiados ficamos que ali nos atrasamos para nosso Encontro Marcado, por um tempo indefinido... e muito individual!

            Mas trazemos em nós a marca de nossa origem sagrada! Nenhuma outra marca/garra escura ou de brilho falso pode se sobrepor a esta! A dor, os desenganos, a travessia dos desertos interiores, vão nos lapidando, nos transformando, redirecionando... nos apontando a saída.

           Assim, é certo que, no tempo de cada um, chegaremos LÁ! É inevitável! Nosso DNA Sagrado, finalmente atento ao GPS da Verdadeira Vida, nos aponta o rumo e, sem desanimar, fortalecidos pelos cuidados desse Poder Amoroso, num momento certo chegaremos ao nosso Encontro Marcado.




terça-feira, 9 de março de 2021

MENTE FECHADA - MENTE ABERTA

 


           O cadeado que mantém nossa Mente Fechada é o Orgulho. A soberba nos mantem no autoengano de sermos melhores, sabermos mais, merecermos mais...  Não ouvimos nada novo porque “já sabemos”, porque o “meu caso é diferente”, somos/estamos mais preparados, os outros não são confiáveis, nossas escolhas são melhores, nosso coração é melhor, mais generoso...

           Vivemos numa realidade só nossa, criada por nosso orgulho, cegos a qualquer tentativa de compartilhar ideias com igualdade, surdos a quaisquer opiniões ou ideias de pessoas menos especiais! Assim, mantenho minha mente bem fechada, defensiva desse mundo “errado e pobre” Não ouço, mas julgo, analiso, critico, ensino, doutrino ou tento convencer... Essa soberba reveste-se de vaidade, arrogância, presunção, prepotência...e muita teimosia!    Minha mente fechada influencia e restringe meu coração, que também se fecha e descarta ideias e pessoas. Minha visão de mundo fica muito estreita, restrita, empobrecida... Sem ter como compartilhar, disfarço, ou nem me dou conta, mas vivo uma grande solidão!

             Esse orgulho é uma concretagem que nos aprisiona, mas a vida, em sua tarefa de nos lapidar pelas circunstâncias mais dolorosas, vai aos poucos quebrando essa blindagem e, com crescente humildade, vamos entreabrindo nossa mente! É uma libertação poder descortinar todas as muitas possibilidades à nossa volta. É uma alegria ( e um alívio!) descobrir que “não sei tudo”, que há tanto a aprender ou reformular...  O mundo que eu via só por um buraco de fechadura agora se abria por uma imensa janela!

              Descubro um mundo que não é apenas preto/branco e sim que, na realidade, existem variadas cores e matizes!    Não estou mais só, isolado. Minha mente se abrindo e eu podendo, realmente, ouvir me leva a descobrir o que há de semelhante em nossa humanidade, me leva a ser compassivo, tolerante, generoso... ainda que firme. Me leva a sentir que há um Deus Generoso em cada olhar diferente e humano.

               Mente aberta nos liberta, liberta nosso coração, nos iguala! As possibilidades, então, são muitas e descobrimos que não estamos mais sozinhos!



terça-feira, 2 de março de 2021

PARTILHAS SAGRADAS

 


         Somos seres complexos e únicos, existindo em uma dimensão física, emocional/mental e espiritual, com ideias, necessidades, escolhas, desafios e consequências nos envolvendo, confundindo e abafando... Somos, também, seres sociais, que crescem, se entendem e humanizam no encontro e na comunicação com outros seres.

         Ideias e experiências, boas ou ruins, são necessariamente partilhadas entre nós. Parece que assim nos atualizamos, compreendemos melhor nossa história, as motivações uns dos outros, nossa cultura... São tagarelices infindáveis, análises sérias, ensinamentos e aprendizados. Como temos o foco de nossa atenção no mundo externo, usamos nossos encontros para nos comunicar sobre os Outros e o mundo. (notícias, fofocas, críticas, agressões, conselhos...) Estas são Partilhas Sociais, leves ou pesadas, mas superficiais...

         Nosso mundo Interior permanece, entretanto, isolado, sufocado, mal entendido... Precisamos, na verdade, falar sobre nossas ideias, nossas emoções, nossas esperanças, nossos fracassos, nossos medos... mas temos muito receio da crítica dos outros: família, sociedade, igrejas, amigos... e vergonha de nossa humanidade ainda tão “menina”, que frustra as expectativas irreais e ideais de quem nos ama e do mundo mais frio, indiferente e julgador.   Embora disfarcemos e achemos assim normal, existe muita solidão em cada um de nós.

          Mas, quando dores maiores nos sufocam, quando nos vemos sem saída e sem acolhimento para nossa humanidade. podemos, “Com a graça de Deus” e com a humildade trazida pela dor, encontrar Grupos Especiais, Anônimos, de 12 Passos, com pessoas que queiram nos ouvir e possam, realmente, nos “sentir”, porque sofrem com a mesma intensidade e tem o mesmo propósito: sair da escuridão em busca de um caminho novo, sob a orientação de um Poder Maior de Puro Amor...   São Grupos de pessoas aprendendo a se ver, a ser humildes, a aceitar seu próprio tamanho em cada momento e a aceitar o Outro. Nesse compartilhar, resgatamos a confiança em nós mesmos e nos Outros e cada vez mais vamos nos libertando. São Partilhas Humanas, que nos nutrem a alma. Não estamos mais sós!

         Lá, compartilhando, aprendemos a conhecer e resgatar um Deus Amoroso, esse Deus de Luz do qual nos originamos. Somos Sua centelha e somos por Ele protegidos, orientados e cuidados. Com Ele podemos compartilhar tudo, a todo momento! Com Ele nos desnudamos completamente, sem medo, criando uma especial intimidade. Com Ele conversamos todo o tempo, pedindo orientação, força, consolo, perdão...  Com Ele, aprendemos a sorrir de nossas infantilidades e agradecemos a cada conquista...   Estas são Partilhas Sagradas, únicas, de pai para filho, que nos acompanham eternamente...