Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2022

TEIMOSIA QUE NOS APRISIONA

 


         Temos tanto medo de enfrentar o Novo  em nossas vidas, que, teimosamente, nos agarramos às nossas velhas  certezas e iniciamos uma luta dolorosa, sem prazo para acabar.

Não aceitamos nossa impossibilidade de controlar vários aspectos de nosso destino! Não controlamos a Morte, não controlamos os Outros, não controlamos nossas fragilidades físicas ante os químicos, não controlamos os fatos mais agressivos do nosso destino... Não controlamos, mas não aceitamos essa impotência!

Só a Morte e algumas outras perdas físicas, que nos confrontam de forma irremediável com a realidade, conseguem nos convencer de nossa fragilidade ante os mistérios da Vida. Mesmo assim, passamos o resto de tempo querendo entender e questionando essas decisões do destino, nos prendendo nessa luta, sem aceitar seguir em frente...

Mesmo invocando nossa coragem para continuar, teimosamente, insistimos na luta para modificar os Outros, principalmente a quem amamos! Nossas crenças, tradições familiares, nosso amor apegado, nossa presunção de que sabemos mais.... nos fazem crer que devemos modificá-los para salvá-los !  E passamos o resto de nossas vidas brigando, nos atritando, nos magoando, nos frustrando...

Cansados, desgastados em nossas relações, um dia iremos nos conformar com nossa incompetência (ou com a do Outro), e desistir das relações, sem entender que todo o tempo o nosso poder e nossa coragem estavam equivocadamente, teimosamente, dirigidos aos Outros.

Eu preciso de Coragem para mudar o que Posso – a Mim mesma, Mudar minhas crenças, meus papéis e apegos, meus valores, minhas atitudes nas relações, meus sonhos e possibilidades com o Novo em minha vida.  A partir desse novo olhar, vou conseguir abandonar as lutas e caminhar com Aceitação para o que a Vida me oferece!

A Teimosia cega nos mantém presos na luta e na dor e só a Aceitação do que posso ( e do que não posso) nos  resguarda a força, libera a alegria e entusiasmo, nos traz Paz e Serenidade à Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.