Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

NÃO SE COMPARE ...

 


Olhando sempre para fora, adquirimos o péssimo e tolo  hábito de nos compararmos uns com os outros.  E na verdade, somos diferentes e únicos no modo de ser, em nossa história, nossas crenças, temperamentos sentimentos, sonhos... Não importa nossa origem atual! Comparar-nos uns com os outros, é quase o mesmo que comparar uma pedra, uma árvore, um gato, uma pessoa... O que temos em comum é nossa Origem Divina e nossa permanente evolução!

Ao nos compararmos, continuamente, sob qualquer aspecto, tendemos a nos sentir superiores ou inferiorizados.        

Quando a comparação nos é favorável, isso excita nosso orgulho, nossa vaidade, nossa presunção e pretensão! Nos acreditamos mais ricos, mais inteligentes, mais bonitos, mais generosos, mais, mais, .mais... Tudo isso nos isola dos “menos”, nos torna mais egoístas e menos sensíveis! Não nos identificamos com as dores do Outro,  porque somos mais!

Quando a comparação constante, ao contrário, nos inferioriza, isso exacerba nossa inveja, nosso despeito, nossa raiva, nossa mágoa... Sentimo-nos injustiçados, mal amados, preteridos e procuramos culpados – na família, na sociedade, na vida, em Deus... Acabamos por internalizar uma auto imagem enganada, apequenada, de vítima amarga. Tornamo-nos ingratos, defensivos ou agressivos...

É difícil sair desses enganos, a menos que comecemos a aceitar nossa unicidade e desistirmos de comparações. “EU Sou Eu e as Minhas Circunstâncias”. O outro é o outro e as circunstâncias dele! É olhar para mim mesmo, para minhas falhas e dificuldades e para meus talentos e possibilidades. Eu sou Eu – o resto é puro engano e lamentação!!


domingo, 22 de janeiro de 2023

CARÊNCIA II


 

          Fomos desenvolvendo nossas carências desde que nascemos! Carência e dependência se completam na “arte” de nos aprisionar. A princípio somos frágeis fisicamente, carecemos e dependemos de cuidados de fora para sobrevivermos. Mas conforme crescemos , aprendemos e acreditamos no que nos foi mostrado sobre como  pertencer aos grupos , buscando  sempre fora de nós, o Amor e Valor que precisamos para sermos felizes . Aprisionados nesse engano, desenvolvemos nossas mais variadas carências.

Famintos e carentes de  amor, presas fáceis de paixões, buscamos fora, em algum outro, completude e sonhos perfeitos, nos humilhando, abrindo mão, muitas vezes , de outros valores, de compromissos com outros amores.... Carentes de valorização, corremos desesperadamente, atrás do dinheiro que poderia nos trazer poder, status, sexo, sucesso...

Mas nossas necessidades de seres espirituais vão além do material! Está sempre faltando - mais e mais... Sobrevém, com o tempo, um vazio triste, magoado, incômodo, cheio de tédio e decepção... Sobrevém, até e também, as perdas\fim do que é material e ideal...Culpamos aos outros, à vida, ao deus que nos ensinaram, ficamos descrentes do amor e do mundo... Só não questionamos as crenças equivocadas quando nos ensinaram a buscar Amor  e Valor fora de nós mesmos!!!

Hoje, estamos despertando para nos libertar desse olhar desviado, que nos mantém carentes e frustrados, dependentes de quimeras no mundo, para  buscar alegria  e  felicidade em nosso mundo interior e nossas possibilidades mais realistas com a vida. Somos um mistério incrível a ir sendo desvendado, temos talentos a serem curtidos, criatividade e forças insuspeitas para lidar com a Vida... Não há possibilidade de tédio, menos valia e carência, se olharmos na direção certa! Foco Interno!



domingo, 15 de janeiro de 2023

SILÊNCIOS MALDOSOS



          Em nossas relações, usamos o Silêncio com diferentes significados, mas se ele não estiver traduzindo sabedoria, bons sentimentos, proximidade, respeito...., podemos dizer que é um Silêncio  maldoso Ele, então, ele não aproxima, porque sua origem é o Medo!

          Como qualquer animal, de modo instintivo, irracional e até racional, nos escondemos atrás do Silêncio, quando nos sentimos medrosos e ameaçados, e queremos  nos defender\atacar..    Em nossas relações mais próximas, onde nos sentimos mais vulneráveis, assustados com a possibilidade  de perdas, usamos muitas vezes o Silêncio para  parecer mais fortes, para manipular o medo do Outro, para nos fingir indiferentes e distantes ... e dessa distância toda, muitas vezes já não sabemos mais voltar, reencontrar o caminho simples de Amar e  Confiar..

          Perdidos nesse Silêncio, onde na verdade  nos negamos uns aos outros,  onde ninguém sabe verdadeiramente nada, todos “acham”e se enganam e, na defensiva, as manipulações e mentiras são cada vez mais usadas, ninguém acredita, todos desconfiam... o Medo, então, aumenta, todos se defendem e todos atacam – Pais, Filhos, Amantes, Irmãos, Cidadãos... Sem confiar,, tudo é luta, disputa e dor em nossas vidas, na família, no país e no mundo!

         O Medo deturpou a Honestidade, baniu a Verdade que poderia nos aproximar, Em Silêncio, arrastamos a consequência dolorosa dessa falta de comunicação que poderia nos aproximar.    Só a Coragem individual, ao optar pela Verdade, Libertará cada um da Dor desse isolamento.


sábado, 7 de janeiro de 2023

NOSSOS VALORES

 


Todos temos valores! Eles norteiam nossas escolhas, nossas atitudes, nossas vidas. Essas valores, a princípio, nos  são dados por nossas famílias, em nossa cultura. Na idade adulta, sob influência de outros grupos e pela materialidade de nossos tempos  egóicos, nos afastamos de nossos valores básicos e tornamo-nos presas das competições, das comparações, do relativismo que tudo justifica..

Contudo, conforme somos atingidos pela “dor da vida”nos conscientizamos de que somos seres espirituais,  sentimos que  necessitamos de valores espirituais para nos nutrir e orientar.. São eles valores absolutos, imutáveis, que servem a todo ser humano, em qualquer cultura, em qualquer tempo...

Deus - A crença em um Ser Criador, Superior a nós em Sabedoria,  Poder e Amor está gravada de modo  inconsciente em cada um de nós. Despertar para esta Verdade, torná-la essencial em nossa vida, cada vez mais, torna-se  prioridade em cada momento quando, em agonia, clamamos por Seu auxílio!

Pátria - O sentimento de amor à Pátria, de um pertencer maior e  mais específico dentro da nossa espécie humana, é marcado pelas memórias de nossos antepassados, pelas lutas por nosso chão, pelos muitos aspectos nossa cultura tão acolhedora e amiga....A Pátria está em nós, é nosso estilo de Ser! Ela nos  infunde Carinho, Ternura, Amor e Gratidão ... e Respeito!

A Família-  Aquela que nos acolheu e nos  fez sobreviver num mundo tão agressivo, a que nos deu seus valores (errados ou certos), que nos ensinou o Amor, a Justiça, o Perdão, a Aceitação para superar as  diferenças , a Lealdade, o sentido de Pertencimento, a Compaixão...Ela é o ninho para onde corremos nas tempestades.

Esses valores nos norteiam, nos formam, dão um significado  ao nosso caminhar. São anteriores a nós e nos acompanharão pelo Tempo...  E precisamos de Liberdade para entendê-los, para  fazer escolhas dentro deles,...  Toda a Natureza\ Criação busca e precisa da Liberdade – plantas, animais, o Homem- para aprender, crescer e buscar   Luz!

Deus, Pátria, Família e Liberdade - São esses os Valores já internalizados em nós, valores que nutrem nossas almas, valores independentes de ideologias, de lutas do ego – valores espirituais que nos orientam na busca pela completude e Felicidade!