Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

NÃO SE COMPARE ...

 


Olhando sempre para fora, adquirimos o péssimo e tolo  hábito de nos compararmos uns com os outros.  E na verdade, somos diferentes e únicos no modo de ser, em nossa história, nossas crenças, temperamentos sentimentos, sonhos... Não importa nossa origem atual! Comparar-nos uns com os outros, é quase o mesmo que comparar uma pedra, uma árvore, um gato, uma pessoa... O que temos em comum é nossa Origem Divina e nossa permanente evolução!

Ao nos compararmos, continuamente, sob qualquer aspecto, tendemos a nos sentir superiores ou inferiorizados.        

Quando a comparação nos é favorável, isso excita nosso orgulho, nossa vaidade, nossa presunção e pretensão! Nos acreditamos mais ricos, mais inteligentes, mais bonitos, mais generosos, mais, mais, .mais... Tudo isso nos isola dos “menos”, nos torna mais egoístas e menos sensíveis! Não nos identificamos com as dores do Outro,  porque somos mais!

Quando a comparação constante, ao contrário, nos inferioriza, isso exacerba nossa inveja, nosso despeito, nossa raiva, nossa mágoa... Sentimo-nos injustiçados, mal amados, preteridos e procuramos culpados – na família, na sociedade, na vida, em Deus... Acabamos por internalizar uma auto imagem enganada, apequenada, de vítima amarga. Tornamo-nos ingratos, defensivos ou agressivos...

É difícil sair desses enganos, a menos que comecemos a aceitar nossa unicidade e desistirmos de comparações. “EU Sou Eu e as Minhas Circunstâncias”. O outro é o outro e as circunstâncias dele! É olhar para mim mesmo, para minhas falhas e dificuldades e para meus talentos e possibilidades. Eu sou Eu – o resto é puro engano e lamentação!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.