Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

DISFARÇANDO A INSEGURANÇA

 


        Qualquer disfarce serve para nos esconder. Usamos de vários disfarces para nos resguardar, por medo de nos revelar aos possíveis “ataques” do mundo! São artifícios que os mais primitivos animais também usam...

         O perigo, é que ao nos escondermos ou disfarçarmos, acabamos por nos esconder e enganar a nós mesmos! Afinal, manter esse auto desconhecimento é o que mais nos distancia de nós e de nossa liberdade!

Disfarçamos nossa insegurança muitas vezes demonstrando e exibindo força, “saber”, poder, superioridade em muitos aspectos, tornando-nos, sem sentir e perceber,  orgulhosos, arrogantes, esnobes, vaidosos, teimosos...  Disfarçamos também nossa insegurança sob o manto do deboche, das graças, das ironias, da crítica constante, mesmo silenciosa. Ou sendo o eterno palhaço do grupo, ou sendo a eterna vítima, onde tudo se justifica...

Defendemos e desculpamos nossos disfarces porque é muito arriscado, até assustador, encararmos nossa simples humanidade. Mas, o Outro pode, também, se tornar um maravilhoso  e mágico espelho para irmos nos identificarmos... Observando-nos: porque  essa pessoa me irrita ou incomoda tanto? (defeitos e/ ou qualidades) Porque seu sucesso me torna amargo e sinto necessidade de desqualificá-lo? Será que estou com inveja!!!... porque sou  inseguro para buscar minhas próprias oportunidades?   Onde ando me escondendo de mim mesmo?

O importante é observar-me com aceitação e curiosidade, sem susto, com humildade, sem disfarces,  “nada de velho a defender”, apenas buscando a Liberdade de Ser quem eu , só por hoje, Sou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.