Pesquisar este blog

domingo, 26 de março de 2023

CICLOS NA VIDA

 


A vida se desenrola em ciclos ou etapas, que vão se fechando e abrindo para outras à medida que se esgotam, quando já cumprida sua função de crescimento.

Até nos tornarmos adultos passamos por várias etapas como filhos e dependentes de nossos pais: nascimento, infância, adolescência,,,, cada uma com características próprias, carregando-nos de experiências para o próximo ciclo de vida .

Depois, torna-nos adultos/pais Somos responsáveis por nossa própria vida, pela vida em comum com companheiros de nossa escolha e por nossos  filhos.  Ao longo do tempo, acumularemos experiências em outras etapas: profissionais, aposentadoria, a saída  dos filhos de nossa casa agora vazia, o cuidado com nossos pais envelhecidos, os netos, o nosso próprio envelhecimento...

Esse é o correr da vida! Acumulamos experiências, mas precisamos aceitar o fechamento de ciclos e a transformação  de nossos papéis em cada um dos ciclos anteriores.  Muitas vezes temos a tendência de carregar atitudes de outras etapas, misturando papéis, criando confusão e dores para todos, Pais que não deixam filhos tornarem-se adultos, filhos que se acomodam numa eterna  dependência dos pais, pais que de intrometem na relação dos filhos adultos com companheiros e na educação de netos...

 É difícil deixar ir a fase de nossa vida que já se foi ou se transformou...  Precisamos guardar a experiência e o saber acumulado, mas transformando-o em Sabedoria e Respeito ao processo da Vida !




domingo, 19 de março de 2023

FASES DE UMA LUTA

 


          Tudo começou com uma desilusão, uma imensa desilusão. À principio, não acreditava ser possível, e negava... Custei acreditar – era muito doloroso! E iniciei uma luta contra o que me parecia inaceitável. Uma luta que nascia do meu sofrimento, mas só me trouxe desgaste e mais dor.

Tive muita raiva. Raiva de pessoas, dos fatos, da vida ... Raiva que eu revolvia, querendo entender, querendo culpar... Em que acreditar, em quem confiar?

Cansada, sem gás ou força, sobreveio a tristeza. Uma intensa, imensa, vontade de chorar. Mas o pranto não passava e não aliviava... Tudo emocionava a quem estava tão frágil e carente de forças. Essa emotividade exagerada facilmente descambava para a auto piedade... Ninguém poderia me entender... Era melhor emudecer, me isolar na companhia de minha tristeza, do meu desânimo...

´E difícil romper o círculo vicioso, doentio, do que nos afasta da força e da luz da  Vida, nesse isolamento voluntário, teimoso, ressentido...

É preciso lembrar e acreditar que tudo obedece a um Propósito Maior, para meu crescimento Enfrentar e ir superando desafios de todo tipo, pequenos e grandes,  simples ou complexos, faz parte desse propósito..

          Hoje, repito para mim a todo instante:  Calma, chore , mas não fique só chorando, porque cansa e não adianta!  Saia desse isolamento viciante ...

Sorria, mesmo sem vontade, para você e para as pessoas, todas as pessoas. Chegue-se a elas, observe-as. São gente como a gente!

Saia da briga, da luta contra a Vida, porque, certamente, você vai perder.. Apenas ocupe-se com a Vida a cada momento, sem expectativas, apenas com Calma, Perseverança e Paciência!


sábado, 11 de março de 2023

CONFRONTOS INIBEM A LUZ

 


           Confrontos sugerem enfrentamento, luta, disputa... tanto conosco como com os outros. Não adianta confrontarmos as pessoas com as “verdades” mais  óbvias, porque isso sugere desafio à elas e tudo vira uma luta para ver quem tem razão. Qualquer que seja a questão, não mais nos ouvimos! ,

            Nas colocações  mais íntimas em família, com filhos, pais e companheiros, a opinião, o palpite não solicitado, o conselho justo e verdadeiro refletem não a “verdade”, mas como nós a vemos e isto gera um confronto com uma realidade que o outro ainda não quer ou  ainda não pode ver.

             A menos que tenha sido pedida sua opinião , apenas seu ponto de vista, aguarde, segure sua impaciência, sua fala e espere o tempo do outro para refletir e assimilar, ou não.

            Conosco funciona da mesma maneira! Não aceitamos que nos confrontem com a realidade! Precisamos de um tempo para que a “ficha caia”, para que a Luz se faça em nós! Quanto mais enraizadas em nós algumas crenças, quanto maior o medo da dor das mudanças, mais nos agarramos às nossas ilusões, fantasias, expectativas, “verdades”...

            Os momentos de iluminação interior acontecem naturalmente, sem esperarmos. Parece que faíscas  da luz vão-se acumulando inconscientemente dentro de nós e num dado momento – acontece! Faz-se a Luz!  É  o nosso tempo, é o tempo que Deus nos dá

            Não tente apressar o rio, confrontá-lo !  Ele corre certamente para o Mar.




sexta-feira, 3 de março de 2023

EU E A MINHA FAMÍLIA

 


          Minha família é formada por um grupo de pessoas diferentes que aqui chegaram pela vontade de um Ser Maior, com a perspectiva de se amarem, se cuidarem, para melhor desempenharem seus papéis na vida, seus aprendizados, sempre buscando serem felizes. Mas parece que não entendemos assim e tudo se complicou!

Tendo por base crenças idealizadas de um amor apegado, onde cada um se via responsável pela  felicidade, escolhas e vias... do Outro, nos lançamos à luta para não nos perdermos e isso  gerou uma tentativa constante de controle uns dos outros e a tentativa de todos fugirem a esse controle, através de mentiras, manipulações, cobranças, brigas... E o “amor” assim apegado , misturado e invasivo adoeceu, se confundiu, e muitas vezes, foi se acabando...

         A família foi virando um caos com papéis se misturando: esposas se vendo mães dos companheiros, filhos adultos eternas crianças, ou pais de seus pais., uns carregando  o peso de outros.. Tantas confusões, tantas dores..  E muitos distanciamentos, e muitos abandonos!

Quando reconheci o adoecimento de uma família tão amorosa, queria salvá-la, mas finalmente entendi que, embora os ame tanto, não tenho o poder de modifica-los nem ás suas crenças! Mas tenho sim o poder de Me modificar em meio àquele caos, não desempenhando outros papéis que não os meus, estabelecendo limites à minha volta (com Firmeza ,Gentileza, Respeito...) Ao me organizar, estou levando um pouco de Ordem à minha família  e quando me curo da desordem sou exemplo e levo um pouco de cura à minha família.

Hoje tenho o propósito de ir tentando me entender e modificar, compreendendo que cada um dos meus outros familiares tem um entendimento e possibilidade diferente.. Meu Amor está nesse Respeito a eles e na Firmeza de meus Limites a mim!