Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de agosto de 2023

UM BAILE DE MÁSCARAS

 


Chegamos ao baile da Vida inocentes e espontâneos, sem  máscaras, livres em nossas emoções e reações. Mas, cada vez mais cedo, fomos sendo “educados” e preparados para as danças e contradanças de nosso mundo cruel e julgador. Aprendemos que o mundo é um lugar perigoso, com disputas constantes por amor e valorização. Nessas lutas, precisamos usar máscaras para nos esconder, camuflar, despistar e fingir o que não somos! Ao longo do tempo vamos aperfeiçoando nossas técnicas de utilizar as máscaras, várias máscaras, muitas e diferentes máscaras, conforme o meio social e as situações. Sem sentir, vamos nos tornando como animais que, pelo mimetismo, adquirem diferentes cores e aspectos!

Nesse processo, disfarçados, perdemos, em grande parte, o contacto com nossas verdadeiras emoções, conosco mesmos. Com todos sob disfarces, nos relacionamos de modo superficial uns com os outros, mesmo com aqueles que mais amamos. Dentro de nossos papéis ( c/amores, filhos, familiares, etc) ficamos restritos às máscaras adequadas, querendo demonstrar o melhor de nós em busca de aprovação, de amor e valorização. Mesmo com muito amor, as máscaras empobrecem as verdadeiras emoções, manipulam, criam, assustam, distorcem...

Como pais, usamos máscaras para mostrar de quem sabe e manda, conforme nossas crenças familiares, sem revelar ou escutar o que os filhos sentem. Sob nossas máscaras pouco ouvimos ou demonstramos sentimentos, apenas recitamos nossos papéis. Como amantes, afivelamos nossas máscaras, mostrando ao outro, muitas vezes, o que não somos ou só o que acreditamos ser o desejo dele e apenas recebemos o que ele demonstra ser ou desejar de nós E assim em muitas outras relações... Vivemos num mundo de faz de conta e tanto sofremos com as desilusões, com o vazio nas relações, com o medo de descobrir e viver as Verdades.

O maior perigo de tanto disfarce e tanta fantasia é perdermos cada vez mais o contacto conosco mesmos, com a realidade; é acreditarmos numa auto imagem distorcida (para mais ou para menos). 

Como tudo o que nos defende também nos aprisiona, só as grandes dores são capazes de estilhaçar essas máscaras e nos fazer buscar quem realmente somos sob esses disfarces. Só com coragem para nos ver, amar e valorizar poderemos ir descobrindo quem somos sob tantos e variados aspectos e poderemos, então, dançar cada vez mais livres e espontâneos nesse incrível baile da vida!

          A VERDADE NOS LIBERTARÁ .

terça-feira, 22 de agosto de 2023

PODER E PROPÓSITO...

 


Um bom propósito é ser/estar cada vez mais leve, sereno, útil e verdadeiro a mim mesmo e aos outros, num processo de evolução sempre para o  melhor, para a felicidade... Acredito que um  Poder Maior,  amoroso e sábio, nos criou para isso e nos acompanha nessa jornada, orientando e fortalecendo.

Mas, como uma sua criatura, ainda frágil, tola, confusa (mas prepotente e vaidosa), quero ter poder para dominar, direcionar, modificar os outros, principalmente os que amo. Sofro, faço sofrer, luto, domino, perco o amor, a serenidade, minto, manipulo, falseio a verdade, aprisiono fisicamente para controlar, mas não consigo... A Liberdade interior de cada Ser é um dom divino e nosso pequeno poder nada consegue! É uma impossibilidade! E toda essa luta é incoerente com o meu Bom Propósito de ser feliz e evoluir!

Ainda, minha soberba tola, meu apego a um mundo tão transitório e material, me leva, muitas vezes, num arremedo de poder, a  me entregar a excessos de todo tipo e a agredir a natureza à minha volta; me leva tantas vezes  a usar, humilhar e dominar pessoas e animais, sem estar atento às consequências, que me trarão dores e isolamento, sendo portanto, incoerentes também com meu Bom Propósito! Aqui, nesse mundo tão material e fugaz, preciso sempre lembrar que “Tudo posso, mas nem tudo me convém!”

Porém, como centelhas de um Poder Maior, a nós foi dado o Poder Especial de cuidar de nós mesmos: buscando nossa auto cura, quando adoecidos por negligenciar ou abusar da saúde; buscando nosso equilíbrio mental e emocional, ressignificando crenças absurdas e, com coragem , modificando atitudes negativas ; buscando nosso evoluir espiritual, tentando a cada momento, a cada dia, experimentar e vivenciar os valores espirituais do amor: aceitação, serviço, generosidade, ternura, justiça, paciência... Tudo isso, é importante para uma caminhada e muito coerente com meu Bom Propósito de ser/estar sereno, livre e feliz!

Para refletir:  Como estou evoluindo? Como lido com o Poder Maior e com o meu próprio poder em minha busca para o Bom Propósito?


terça-feira, 15 de agosto de 2023

FAMÍLIA

 


Somos centelhas da mesma Luz e para desenvolvermos nossas sagradas possibilidades e talentos precisamos interagir uns com outros, num eterno aprendizado. Um Poder Maior, Mais Sábio e Amoroso, nos proporciona essa experiência, entregando-nos a uma Família, que funcionará como um ninho e escola.

E alguns poucos ninhos, muitos estão confusos, mal estruturados, não aceitam a tarefa e jogam-nos para fora! Somos então acolhidos por outros ninhos, mesmos os “de rua” e o aprendizado continua. .

As Famílias são em geral muito amorosas, embora esses ninhos sejam palco de constantes disputas pelo amor dos pais, irmãos, avós... Ali aprendemos a conviver com comparações, injustiças, diferenças , preferências... Ali, também, aprendemos a ser valorizados, ou não!

Com a Família aprendemos as crenças que nortearão nossos conceitos e preconceitos  sobre raças, religiões, sexualidade, propósitos..  e sobre os valores do mundo e os valores espirituais.  Muitas vezes, ali vivenciamos as confusões que se revelam pela orientação divergente que recebemos de pai e mãe com origem em ninhos diferentes!

A Família é a perfeita escola em que a Perfeição de Deus nos matriculou. A pedagogia divina nos trouxe a oportunidade e o desafio de vivermos tão próximos com pessoas de temperamento tão diferentes: alguns generosos, outros muito difíceis, raivosos, inseguros, intrigantes, rixentos...

Em Família, nessa aventura desafiadora, tendo como trilha sonora sussurros, gritos, lágrimas, risos... tendo laços de sangue e vínculos de companheirismo a nos unir, vamos experimentando a dor das perdas, a lidar com as saudades... Vamos aprendendo a  tolerância, a compaixão, o perdão, a paciência... A força da lealdade e do Amor!..


terça-feira, 8 de agosto de 2023

DA HUMILHAÇÃO À HUMILDADE

 


Para sobreviver num mundo de tanta competição (na família, escola, igrejas, trabalhos, ideologias...), para não sermos os perdedores, criamos defesas, máscaras, e nos escondemos atrás delas acreditando, muitas vezes, que somos tudo aquilo que mostramos ao mundo. Desenvolvemos assim um orgulho e uma vaidade, entranhados em nossa personalidade, num auto engano, difícil de descobrirmos em nós e, muito mais, de nos modificarmos.

Mesmo disfarçando, mesmo sem perceber, acreditamos que sabemos mais, merecemos mais, somos melhores , nossas relações amorosas são mais verdadeiras... Somos vaidosos dessa imagem distorcida e a defendemos de ataques do mundo.

Mas a Vida nos traz desafios que não se enquadram nessas idealizações orgulhosas e vaidosas. Somos confrontados com os outros e suas  próprias máscaras, com nossa impotência e fragilidade ante algumas questões e perdas da Vida. Tentamos manter a imagem distorcida de ego, com negações e mentiras, porque nos sentimos Humilhados, descobertos, com muita Vergonha por termos os  segredos sob nossas máscaras revelados a nós mesmos e ao mundo.  É quando ilusões de sucesso, poder, quando crenças exaltadas exigindo perfeição são sacudidas e quebradas.!

Mesmo de modo escondido, despencamos do Orgulho e Vaidade para a Humilhação e Vergonha! É muita Dor! Mas só a força desse choque de realidade pode ir rompendo e demolindo as defesas e a arrogância de nosso ego. É um período de luto muito doloroso!

É aí que se inicia o processo, lento como todo processo, da descoberta e aceitação da realidade, com Humildade! “Não sou que acreditava que era, mas existo, preciso de amor e valor! Quem sou Eu, afinal? “ Um grupo de pessoas, num momento semelhante, com um mesmo propósito de auto descoberta, poderá ajudar nessa travessia da busca de auto valorização e na construção de um amor real e eterno, de uma auto estima sadia.

Precisamos ser Humildes, Simples e Verdadeiros para aprender, para ouvir, compartilhar, refletir, descobrir... para ir nos libertando das amarras das máscaras do orgulho e da vaidade. Precisamos ser Humildes para entender e aceitar nosso próprio tamanho a cada dia, com humanidade, sem medo, com  Verdade!


terça-feira, 1 de agosto de 2023

A BOA VONTADE

 


        Temos desejos e sonhos que nos trazem Alegria, Paz, Prazer... Para sairmos do devaneio  mental, precisamos da Vontade que nos leve à ação, e ao que desejamos. – Alegria, prazer... Esses são alimentos para além do ego!

         Para isso acreditamos que precisávamos de  foco, persistência, organização, de força de vontade...Parecia tudo uma luta, uma ação repetitiva... Continuávamos, já com Má vontade, buscando apenas ganhos fora, interesses e objetivos materiais, imediatistas, que nos envaidecem, mas nos cansam, nos travam e aborrecem.  Assim, vista apenas como obrigatória, a ação é incoerente com o que buscamos – Alegria, Paz, Prazer!

Precisamos de um outro tipo de sentimento para orientar nossa ação – a Boa Vontade- porque essa ação nos traz um Ganho interior. Com coerência, ela nos leva para além do ego; ela é orientada para o Bem, para a gostosura de Ajudar (a si mesmo e aos outros), para movimentar uma Boa Ação.

A Boa Vontade nos leva à Alegria de ser solidário, de ser compassivo, de cooperar, de querer fazer a minha parte, de pertencer ao processo. A Boa Vontade não quer comandar, comparar, nem cobrar daqueles que ainda não descobriram a Alegria de Servir e participar!  Com Boa Vontade, nosso ganho é a Alegria (não necessariamente a gratidão) do Outro ao receber ajuda.

Agindo com má vontade ou sem muita vontade a vida pesa e cansa, fica sem colorido. Com Boa Vontade, curtimos e nos sentimos fazendo parte de um Bom Propósito.

Bem Aventurados os que conhecem a alegria de agirem com Boa Vontade!