Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2009

Que comece por mim



Desde sempre aprendemos, de uma forma verbalizada ou demonstrada, que tínhamos o poder, até mesmo, o dever de modificar as pessoas que estivessem "erradas", para seu próprio bem. Era importante mostrar-lhes o erro, um modo melhor de pensar, sentir e agir. Quando não correspondiam às nossas expectativas, aos nossos esforços, sentíamo-nos frustrados e ressentidos. Obstinadamente nos esforçávamos para mudá-las e, magoados e confusos sentíamos que elas se afastavam. Finalmente entendemos o que era tão simples mas contrário a tudo que acreditávamos. Só temos o poder de mudar a nós mesmos e por esta mudança somos responsáveis.Compreendendo isto podemos nos libertar da luta e da espera angustiante que as pessoas mudem para que possamos ser felizes.
Que comece por mim é o lema que nos convoca à ação libertadora de nós mesmos, entrega-nos o poder sobre nossas vidas, deixando aos outros o caminho livre para suas próprias mudanças: quando e como puderem. Ele libera nossas relações da cobrança, da manipulação, da eterna luta em nome da razão e do amor.
Quando nos sentirmos invadidos, agredidos, encurralados, e por isso mesmo, sofridos e infelizes, saberemos que nos cabe ouvir-nos atenciosamente, estabelecermos nossos próprios limites e honrá-los. São mudança que estou buscando no modo de tratar-me; é o exercício do auto respeito e auto responsabilidade.
"Que comece por mim toda e qualquer mudança em mim mesmo, nas minhas relações, no meu mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.