Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Primeiro as primeiras coisas


Em meio ao caos em que se transformaram nossas vidas torna-se imperativo colocarmos um pouco de ordem em nossos dias. Debatiámo-nos todo tempo com cobranças externas e internas, com o que tinha que ser feito, o que terá que ser feito, o que é prioritário, etc. Desta forma perdemo-nos, relembrando o passado que não pode ser mudado, planejando atitudes para o futuro que ainda não podem ser efetivadas e desgastando-nos em especulações sem fim sobre o que é mais importante e necessário a ser feito. Então, realmente, objetivamente, nada fazemos e mais e mais nos debatemos, frustrados, inseguros, antecipadamente fracassados.
O lema sugere “ir com calma” e organizar-se: ''primeiro as primeiras coisas'', mas o que serão as primeiras coisas? “Mantenha-o simples e pense”: as primeiras coisas são aquelas que eu posso fazer, hoje e agora.
Não posso consertar toda minha vida de uma só vez e não tenho o poder de consertar a dos outros! Posso sim, com humildade, escolher o que é possível fazer aqui e agora.
Isto me dá um senso de eficiência, de auto confiança no processo de desenovelar minha vida.
Primeiro as primeiras coisas - é o lema da ordem e das nossas possibilidades reais a cada dia.

2 comentários:

  1. seguindo este lema eu estou mudando o meu modo de encarar a vida so por hoje.felicidade por mais 24 hrs.myriam itanhanga@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. GOSTEI. TEM A VER COM A REFLEXÃO DE HOJE DO AA. NÃO ACHEI COMO SEGUIR ESTE BLOG, ESPERO ENCONTRA NA PRÓXIMA VINDA.
    CORDIALMENTE
    sph

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.