Pesquisar este blog

domingo, 16 de agosto de 2015

DESEJOS


           Nossos desejos nascem e existem para além do Presente. Vivem em nosso imaginário como sonhos bons, metas de sucesso ou ainda para nos livrar de perdas. São anseios humanos,  projeções de ideias da mente/ego, baseados naquilo que acreditamos ser o melhor para nós e para quem amamos. É ainda muito difícil deixarmos de desejar, deixarmos de projetar para adiante nosso medo de perdas e a alegria dos ganhos. Distraídos que somos do Aqui/Agora, nos vemos atraídos, arrastados e aprisionados por nossos desejos, que vivem no futuro.

            As crenças que impulsionam nossos desejos quase sempre são baseadas na necessidade de sermos possuidores e acumuladores de bens materiais, de sermos vencedores em quaisquer jogos/disputas ( inclusive as afetivas), na “certeza” de sermos responsáveis pela felicidade de quem amamos, na vaidade de sermos reconhecidos e aplaudidos por nossas performances...Também acreditamos num Deus poderoso e bondoso que pode nos livrar de qualquer mal e do pesadelo das perdas, por nosso “merecimento”. Um Deus que pode nos garantir a concretização de nossos desejos mais caros e “importantes”, também por nosso merecimento e por Sua Graça.

            Em nosso anseio e pressa por respostas aos desejos, facilmente desenvolvemos expectativas. Tentamos controlar situações e pessoas tentando ajustá-los à essas expectativas, dando orientações, cobrando, manipulando, vigiando... E jogamos,  de forma cruel, desrespeitosa  e insensível, todo o peso de nossa ansiedade naqueles que amamos.  Expectantes, vivemos então em estado de vigilância e luta, encharcados de adrenalina, que muitas vezes parece nos viciar e nos leva a perder a capacidade de estarmos serenos para realmente desfrutar nossas relações. Buscamos também pressionar e orientar Deus para nos atender  com rezas, promessas, barganhas, cobranças... Os sonhos, assim, se transformam em pura ansiedade e angústia, para nós e para aqueles que são alvo de nossos anseios.. Tornamo-nos prisioneiros da agonia de querer ver nossos desejos realizados!

            Mas podemos substituir expectativas por Esperança! É só transformar as crenças do ego em um poder superior que existe para satisfazer nossos desejos, na crença em um Poder Maior,  Superior em Sabedoria, Amoroso, Cuidadoso... Poder Maior que tem uma Visão Maior, que entende o que desejamos, mas sabe o que mais precisamos e respeita nossos ritmos e desafios no caminhar... É transformar a crença de que somos responsáveis pelo destino dos outros, pelo entendimento que todos temos um caminho próprio, com ganhos e dificuldades.  Acreditando assim, confiando, podemos entregar nossos desejos a esse Poder e experimentarmos a doçura, a certeza e a paz de esperar o melhor, no tempo e com a sabedoria de Deus. Isto é Esperança, a espera mansa, paciente, humilde e confiante nas decisões de Deus para nossos humanos desejos. 

            Confiantes, com Esperança, vamos aprendendo a nos desapegar da expectativa dessas projeções futuras, buscando o exercício de Soltar-nos e Entregar-nos a esse Deus Amoroso de Sabedoria, cultivando sua Presença e Força em cada momento do Presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.