Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2022

PRINCÌPIOS E PERSONALIDADES II

 


          A sabedoria dos Anônimos nos chama a atenção para o cuidado que precisamos ter em nossa vida de relação, quando se misturam nossos princípios e nossas diferentes  personalidades.

          Princípios Espirituais são eternos, imutáveis, atravessam o tempo, as culturas, a História dos homens. São as várias nuances do Amor, do Sagrado, do Bem. Eles são o Respeito, a Generosidade, a Verdade, a Justiça, a Solidariedade, a Paciência ... Eles nutrem e orientam nossa alma, nossa dimensão espiritual, e é através da vivência desses princípios, em nós mesmos e em nossas relações, que chegamos à felicidade pela qual tanto ansiamos. Afinal, nós somos seres espirituais, ainda que nessa “viagem” material.

Mas somos seres humanos, vivendo nossa materialidade ainda tão arraigada e tão primária em relação com seres também afetados pelo materialismo de nosso mundo. Somos seres de Personalidades diferenciadas por culturas diferentes, com histórias diferentes, com qualidades e defeitos de caráter diferentes... tendo em comum o poder de nosso Ego influenciado por crenças familiares, pela cultura de valores materiais, pela necessidade constante de competir, lutar, dominar para ter poder, sucesso, razão, “amor” e valorização.

Dentro de cada um de nós coexistem os Princípios Espirituais de nossa origem sagrada e nossa Personalidade, forjada no Ego. Como fica complicado! E complica mais quando estamos em grupo!  “Por Amor” na família, buscando convencer/dominar os outros  para o que acho ser melhor, ou em quaisquer outros grupos, nossa personalidade assume o comando de nós mesmos e nos vemos defendendo princípios espirituais mas usando armas do ego!!!

Precisamos estar sempre atentos e nos perguntando - o que quero: a razão/poder e o louvor do mundo ou a alegria e serenidade que me trazem a vivência dos princípios espirituais?    As personalidades egóicas brigam, lutam, estilhaçam nossos grupos; os princípios espirituais os nutrem e preservam.

Por isso, atenção! Se desejamos a união/preservação de nossos grupos/relações, precisamos colocar sempre – os princípios acima das personalidades!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.