Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

SEM COBRANÇA

 


       Cada vez mais, vou descobrindo  a importância do Respeito nas relações.  Acredito que nada pode nos afastar mais uns dos outros do que a Cobrança! Ainda que não percebamos, na cobrança há  embutida uma ideia de critica e condenação. Toda crítica e cobrança, ainda mesmo quando já descoberta a falha do Outro, encobre a presunção de que sabemos mais, que o  outro é menos... Toda crítica nos coloca na relação como superiores, prepotentes,  arrogantes... e chatos!

A Cobrança nos afasta, desgasta nossa imagem, leva à atritos, e não “corrige” as pessoas e as situações! Ao agredirmos por palavras, com “silêncios de gelo”, por escrito ou por maus pensamentos, nós apenas desabafamos nossa raiva, nossa frustração com a conduta do outro, com seu modo de pensar e agir. Demonstramos com isso o quanto estamos misturados e envolvidos emocionalmente na situação, sem estabelecer, no entanto, os Limites necessários entre nós para que as situações não se repitam.

NÂO ADIANTA COBRAR DO OUTRO O QUE ELE, AINDA NÃO PODE, OU NÃO QUER DAR! Desejos e expectativas não nos mudam uns aos outros! Cobranças, muito menos! Todos somos, ainda, muito orgulhosos, teimosos e vaidosos, e, quando nos sentimos “atacados” nos apegamos à nossas razões e revidamos...Assim, nada muda para o bem de nossas relações!  Só nos resta o Respeito a nós mesmos, ao nosso espaço, o Respeito a cada um de nós e o respeito às limitações de cada um. Mesmo nos amando, mesmo estando no mesmo barco, na mesma família, somos independentes e só podemos fazer, cada um, a nossa parte. Limites, Sim!  Cobranças, nunca mais!

O mesmo que entendemos sobre a agressividade das cobranças para com os outros, serve, também, para as cobranças conosco mesmos.  Preciso ter PACIÊNCIA  e lucidez com o meu caminhar – com minhas expectativas, minhas emoções  minhas limitações . Todos nós, ainda não somos tudo que desejamos ser um dia!

         Atitude honesta, Limites claros, Respeito sempre -  Essa é a parte que cabe a cada um!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.