Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ARMAS DE GUERRA

 


Nas guerras com os inimigos usamos todo tipo de armamento para nos defender : máscaras. escudos., torpedos, bombas... Tudo que possa nos isolar e nos blindar. Em nossas táticas, usamos pistas falsas para desnortear o inimigo: mentiras, omissões e manipulação de notícias... Guerra é guerra!

Não podemos perder, pois a derrota nos faz sofrer e queremos vencer para alimentar nosso orgulho e nossa vaidade!  Mesmo nas guerras com o mundo, pouco pensamos nos propósitos e nos custos das lutas. Primitivos que ainda somos, trazemos em nós a necessidade de lutar para sobreviver, para dominar, para impor ideias, resguardar privilégios, poderes... Pela força, avançamos e lutamos!

Mas, tão impregnados estamos dessa necessidade de dominar, de cuidar e de decidir pelos outros, conforme nosso orgulho nos orienta, que em nome do amor, para resguardar nosso amor, passamos a usar as mesmas armas das guerras em nossas relações mais queridas!

Inseguros pelo medo de perder o “objeto” de nosso amor, perdemos a espontaneidade e a verdade nas relações. Queremos parecer sempre melhor a quem amamos e acabamos criando máscaras de quem não somos com tantas omissões, mentiras, fantasias...  Com o tempo, com o desgastar nas lutas para controle, com ciúme (ou para fugir dele), com os silêncios, que criam climas sinistros e maiores inseguranças, com as emoções  sufocadas, mas afinal vomitadas em cobranças constantes...  Então, resolvemos, mais e mais, nos resguardar com escudos, cada vez mais fortes e impenetráveis... E ali ficamos, tristes, famintos de amor, magoados, sem enxergar saída, aprisionados numa verdadeira guerra de trincheiras.

É Simples! Não podemos estar em nossas relações amorosas usando armas de guerra!   Não adianta trocarmos de parceiros se vamos continuar  em outras guerras. A guerra é complexa, dura, sem compaixão ! Seu propósito é lutar e vencer.  Ao contrário, o amor é simples, alegre, generoso!  É mantido pela aceitação, pelo respeito de espaços e limites por uma comunicação aberta e verdadeira.

Se já nos encontrarmos entrincheirados  nessa guerra, a saída  é, com paciência, ir descomplicando, depondo armas  um dia de cada vez,  acreditando que  a Verdade os  libertará e o amor os reaproximará

terça-feira, 21 de novembro de 2023

JUSTIÇA HUMANA E JUSTIÇA DIVINA

 


Costumamos gritar por Justiça, confundindo as duas! Com nosso olhar humano, torto, parcial, egóico, clamamos por justiça, queremos fazer justiça, tornamo-nos justiceiros e vingadores.

Nos grupos humanos mais desenvolvidos na ética e nas aspirações mais sublimes de Liberdade e Igualdade, criamos leis que organizem o caos selvagem das relações humanas. A justiça assim organizada e respeitada tenta separar para reeducar, tenta frear nossos instintos ainda tão primários.

No entanto, quando sucumbem as leis, ficamos todos entregues à sanha assassina e desgovernada dos que buscam o Poder a qualquer preço, dos que se apegam aos bens materiais, ao sucesso, ao status, à loucura de tudo e a todos dominarem. É o materialismo enlouquecido, solto, sem freios, que hoje vivemos.

Em defesa de nossos desejos egoístas, indefensáveis, buscamos toda sorte de desculpas e justificativas, na sociedade e até dentro das relações mais próximas, em família. Sem leis, distorcendo as leis, o pior de nossa atrasada humanidade se manifesta. Tornamo-nos mesquinhos vingadores ou com a prepotência do orgulho e da vaidade, em nome do “progresso material”, resolvemos “governar e educar”... Assim, vamos atropelando os direitos, principalmente, a liberdade, abafando vozes, calando uns aos outros, com agressividade, disfarçada ou não.        Salve-se quem puder ! Esse é o mundo do ego, estes são os valores do ego. Essa é  a injustiça humana! 

Mas, somos seres espirituais! Ansiamos por valores espirituais que possam nos nutrir em nossa caminhada rumo à Felicidade, que tanto ansiamos! Buscamos e confiamos numa Justiça Divina que nos conforte, oriente e fortaleça.  Muitas vezes temos dificuldade de entendê-la, porque ainda a queremos como punição, vingança e no nosso tempo!   Mas a  Justiça Divina tem um propósito amoroso e Igualitário para todos, “certos e errados”. É uma justiça que não pune, que perdoa, mas corrige e ensina a cada um de nós ....Precisamos acreditar, ter Fé no amor e na pedagogia dessa Justiça Divina, que afinal a todos chegará na forma certa e no momento certo!


terça-feira, 14 de novembro de 2023

CADA UM É UM !

 


Somos humanos, temos a mesma origem e a mesma destinação, mas somos absolutamente únicos nesse caminhar! Talvez por sermos centelhas de um Poder Maior, infinito em seus aspectos, potencialidades, possibilidades... não podemos sequer imaginar nosso tamanho, sentir quem somos ou podemos...Cada um é um! Cada um é o que somos agora, o que podemos agora, o que trouxemos de nosso passado, o que sonhamos para o nosso futuro... Não dá para sabermos quem, realmente, somos e muito menos quem é o Outro, cada Outro!  Tolice nos compararmos, querer entender, saber o que é melhor para outras vidas...

Estou tentando ainda entender o que penso, o que sinto, por que ajo/agi assim. Por que tantos medos? Por que tanta raiva quando sou confrontada com a realidade de que nada /ninguém está sob meu controle? Por que a vergonha de me revelar frágil, fracassada em meus delírios de grandeza e superioridade? Por que tanta culpa ao falhar quando não consegui ser perfeita em meus tantos papéis com meus amores? Por que tantas mágoas (pequenas/grandes) por não me darem o valor que eu queria?

Enquanto perco tempo de vida tentando entender e controlar os segredos de cada um, lutando com o incontrolável mistério que é o Outro, vou me arrastando mal pelo meu próprio caminho...  O tempo está passando! Preciso ir-me descobrindo porque, depois das descobertas, ainda há um grande caminho para mudarmos e nos libertarmos desses pesos de nossas personalidades .

Nossas relações são tão difíceis, porque somos um enigma cada um e estamos agora juntos!  O que   podemos fazer para descomplicar é, honestamente, nos vermos, e corajosamente nos comunicarmos.   É melhor sermos mais humildes em nossas pretensões uns com os outros ! Não posso julgar o que não sei, só posso escolher e estabelecer espaços para o respeito entre nós.

O tempo urge! Ame e sirva, primeiro a você, porque essa é sua maior possibilidade e sua principal responsabilidade. Para isso, um Poder Superior de Puro Amor e Sabedoria nos trouxe aqui!!


terça-feira, 7 de novembro de 2023

MANTENHA-SE SIMPLES !

 


Tudo é “Só por hoje!” Não complique! Relaxe!

Vou fazer o que dá, o que posso, sem idealização, sem perfeição, com aceitação, sem cobrança.   Vou buscar a disciplina, mas sem excessos...  Em assuntos no momento mais difíceis, tentarei dar um primeiro passo, para iniciar e me encorajar.

Cuidado com desejos ardentes, que viram sonhos e expectativas de curto prazo e longa agonia. Isso complica! Relaxe!

A vida, e as pessoas, todo o tempo nos contrariam e isso nos dá raiva! Sabemos que o Outro é o Outro, entendemos que somos diferentes, mas ainda assim ficamos com raiva! Não guarde a raiva, fale dela, entenda ela e deixe-a ir saindo... Abusos são resolvidos a cada momento com respeito a limites, mas não complique, não fique realimentando raivas e mágoas. Ela passa, tudo passa... Relaxe!

Em situações normais, corriqueiras, não se obrigue a agradar, nem se sinta obrigado a atitudes pelo grupo. Participe naturalmente ( ou não), por gosto, quando quiser ou puder.  Mantenha-se simples e relaxe!

Ame com simplicidade, ame o aqui e agora... Apenas ame e esqueça o passado, desligando-se do futuro. Apenas ame o momento e ame-se.

Seja simples, respeite seus medos mais arraigados. Seja paciente e compassivo com você enquanto procura entendê-los... Procure ousar a cada dia mais um pouco, sem forçar. Seja simples, aos poucos vai superar...

É isso! Temos grande dificuldade em ser simples, mas é assim que a vida vale a pena ser vivida. Vamos tentar, um momento de  cada vez!