Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

A FORÇA DO ELOGIO !


 

Chegamos à Vida com o desafio de Ser e Pertencer!   E não sabemos quem Somos! O grupo que nos recebe (família ou outro qualquer) é que vai nos ensinar as regras e crenças que irão nos orientar para pertencermos. Se formos bem cuidados e espertos, cedo aprenderemos e desfrutaremos da gostosura de sermos amados e aceitos.

Para ser feliz, toda criatura precisa ter Amor e Valor!  Acredito que o Valor se revela ainda mais necessário e precoce, em nossa vida de relação, no Pertencer! Fomos criados e educados pelos Outros, temos o foco de nossa atenção neles e é aí que buscamos aprovação e Valor. Precisamos de valorização para nos sentirmos queridos e Amados . Precisamos de valorização especial para nos sentirmos únicos e especiais. Em razão disso, passamos pela vida buscando aprovação, mendigando uma atenção diferenciada e especial nas competições, que se iniciam na família e continuam pelo mundo...

Como ainda não sabemos da nossa força interior de Centelhas Divinas, únicas em suas potencialidades, precisamos de ser olhados de um modo diferenciado e sempre incentivado. Precisamos de Elogios! Precisamos de valorização honesta em tudo que fazemos, no modo de nos relacionarmos. no modo de Sermos.  Um Elogio, gratuito e honesto, sob qualquer pretexto, transforma um momento, uma reação de agressividade e distância em boa vontade e proximidade. É tão forte o poder do Elogio nas relações, que precisamos tomar muito cuidado para não usá-lo desonestamente como arma de manipulação, nem nos deixar sermos usados da mesma maneira!

Num mundo tão cruel e aguerrido, enfrentamos desilusões, traições, fracassos, perdas... Nos sentimos, muitas vezes, despreparados para tanta luta. Precisamos como nunca do acolhimento, aceitação e valorização das pessoas, do grupo humano, familiar ou não... Difícil mesmo é mudarmos nosso olhar sempre crítico, impessoal ou distante...para descobrirmos em nós a inveja, as mágoas, a competitividade, a soberba, a vaidade...Só então, iremos  superando a “vergonha” de elogiarmos! 

Ao Elogiarmos, o que mais vale é a nossa alegria de participar da luz que se acende no Outro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.