Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

EXERCÍCIOS

 


Ação é Vida! Estar em ação demonstra a vida, garante a vida... Não nos deixa sucumbir à inércia, à inação, à paralização, à morte.... Mas, como temos tendência à inércia (“ Deixa!, já sei!, já fiz”!...), para  garantir a vida e nos mantermos ativos em  todos os nossos vários aspectos, é importante estarmos atentos e dar continuidade e aprofundamento à ação  através de exercícios constantes.

Existimos em vários níveis – físico, mental, emocional, espiritual..., mas, de modo geral, entendemos a importância de cuidarmos com mais atenção e aprimoramento de nosso condicionamento físico. Num mundo material, nesse caminhar material, é nosso corpo que primeiro nos chama a cuidados por sua constante mutação (possibilidades, talentos) e por seu desgaste no tempo (envelhecimento). São exercícios constantes em ginásticas, esportes, competições a serviço do ego, treinamentos para superar perdas e distorções, treinamentos para descobrir e aprimorar talentos...

Em nossa dimensão mental, racional, intelectual utilizamos nossa ação no exercício do aprendizado de técnicas, estudos de todo tipo, que nos trazem melhor desempenho profissional e melhores ganhos, valor, poder e status...Tudo ainda muito a serviço do ego.

Mas, em nossa dimensão espiritual, que pode nos dar alegria, nutrição para a alma, ainda temos pouca ação e menor ainda cuidado em exercitar essa ação. São ações tão simples que, ainda ligados ao ego, não nos apercebemos da sua importância para a felicidade/gosto e propósito em nossas vidas e nas dos outros! Exercício de Escutar e Acolher o Outro, de ser Verdadeiro/Honesto/Justo com os Outros, de Sorrir e Abraçar com Carinho, exercício da Paciência, exercício de Perdoar...

Acredito que o Exercício principal é a continua revisão e reflexão de nossas atitudes e de nossos sentimentos/pensamentos a cada dia. Só esse Exercício de contacto constante conosco mesmos, pode nos garantir uma ação cada vez mais ativa, positiva e nutritiva em nossa Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.