Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Mantenha-o Simples



Esse lema nos sugere a simplicidade necessária para mantermos o foco naquilo que realmente importa para nossa tranqüilidade e alegria; para sermos eficientes em tudo que nos propomos. A simplicidade é profundamente espiritual porque nutre nossa dimensão mais interna, essencial, sem nos estressar ou cobrar resultados – e o resultado maior e melhor é o bem estar advindo de aceitarmos a realidade, do olhar simples e agradecido para a abundância de tudo que nos rodeia. Ela é espiritual, leve, alegre, na medida que é despojada do supérfluo.Simplicidade é a percepção do que sou, do que posso; do que é, do que se pode. Simplicidade não é praticidade porque na simplicidade eu desfruto, no que é prático eu "ganho tempo" para fazer mais coisas, sem tempo para desfrutar de nada.O lema sugere: Mantenha-o Simples

- mantenha simples a relação com seu corpo, sentindo-o, aceitando-o, respeitando-o.
- mantenha simples seu estilo de vida, pois viver deve ser um processo de busca da liberdade, felicidade. Torna-se incoerente adotarmos um estilo custoso, complicado, voltado para fora, para os outros, fazendo demais e usufruindo de menos, a custa de nós mesmos.
- mantenha simples o modo de se comunicar: realmente ouvir, perguntar o que não entendeu, falar com honestidade, sem subterfúgios ou manipulação de sentimentos ou raciocínios.
- mantenha simples seu contacto com o que nos rodeia, a paisagem da qual fazemos parte. Desfrute, atento, o que é e o que está a sua volta, sem ficar desatento, lamentando tudo que não é e que não está.
- mantenha simples o respeito a seus limites aprendendo a dizer "não" sem culpa.
- mantenha simples sua colaboração ao Servir em família, no trabalho, na Irmandade, etc. Não complique os Serviços para que fluam melhor, tenham mais eficiência, para que possamos atrair e acolher mais colaboradores.
- mantenha simples o confronto com as crises. Elas são oportunidades de ver, sentir e agir diferente. Não "temos que" enfrentá-las como super pessoas, não precisamos super dimensioná-las, lembrando sempre que tudo passa e elas também vão passar.

O lema sugere que não percamos o foco com muitos detalhes – podemos fazer o simples, talvez não possamos fazê-lo se complicarmos. Para vivermos a mensagem desse lema nos tornando mensageiros da simplicidade em nossas vidas e no Serviço à Irmandade é importante nos perguntarmos a cada dia:
- O que é realmente importante trazer para aqui ou levar daqui?
-4 Estou simples ou complicando?
A importância desse lema fica ainda mais clara num singelo relato de Bill, co-fundador do movimento anônimo (AA. Atinge a Maioridade – pág. 191). Ele fora levar ao Dr. Bob, já bastante adoecido, a intenção de realizar a 1ª Conferência de Serviços Gerais de AA."...Nós dois sabíamos que essa poderia bem ser a última decisão que tomaríamos juntos. Desci as escadas e daí olhei para trás. O Dr. Bob permanecia de pé perto da porta, alto e ereto como sempre. Um pouco de cor tinha voltado às suas faces, e ele estava muito bem vestido com um terno cinza claro. Esse foi meu companheiro, o homem com quem nunca tive uma palavra dura. O maravilhoso e antigo sorriso estava em seu rosto, quando me disse quase brincando: "LEMBRRE-SE, BILL, NÃO DEIXE QUE ISSO ACABE. MANTENHA-O SIMPLES!. Saí sem poder dizer uma palavra. Essa foi a última vez que o vi.."
"A habilidade de simplificar significa eliminar as coisas desnecessárias para que as necessárias possam se manifestar." (H Hofmman)

2 comentários:

  1. Muito Lindo Obrigada eu precisava ler isso hoje!

    ResponderExcluir
  2. Que bom essa leitura acabei de mudar minha visão sobre esse tema ! Obrigada Tude

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.