Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2013

RETRATOS ANTIGOS




           São flashes de vida, pedacinhos congelados da vida. Mas são tão poderosos! Fazem a mágica de trazer o passado para o momento, nos subjugam e nos arrebatam de volta a esse passado...

E recordamos, e revivemos... As lembranças se desdobram, os pensamentos viajam, o coração se expande... mas depois, se aperta e aperta num movimento de idas e vindas do Ontem para o Agora, em comparações tão doídas!
 - os meninos cresceram e se foram pelos caminhos escolhidos, colhendo alegrias e dores muitas, dores que a vida lhes reservou e eles nem sonhavam...
 - os pais envelheceram, os avós se foram, tantos partiram... tios, primos, amigos, filhos... Muitos outros chegaram, mas ainda não estão naqueles retratos, não pertenciam ainda àquele mundo!
 - amores, namoros, casamentos... alguns se acabaram, outros se mantiveram, mas murcharam e alguns permaneceram com um frescor que nós mesmos já não temos...
 - e nós, que nos olhamos e quase não nos reconhecemos naqueles jovens bonitos, cheios de vigor, sonhos e tolas certezas.
           
            Retratos antigos mexem conosco, puxam emoções, nos levam a pensar (“o pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...”) e até a filosofar, sobre tudo que rimos e choramos, que erramos e acertamos... todos fazendo o melhor que conseguíamos!

            Muitos de nós gostamos dessas visitas ao passado que os retratos antigos nos proporcionam. Muitos nos sentimos revigorados com  a lembrança da felicidade desfrutadas naqueles momentos!  Outros, não! As lembranças os dilaceram pela perda de um tempo que não volta mais, de um tempo que, na verdade, não ficou congelado... ele simplesmente passou!

Cada um de nós é único e a forma de lidar com os Retratos Antigos, também! Mergulhe nessa viajem e depois, volte como puder !!!