Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2013

MEMÓRIA II


            A Memória é a guardiã de nossas lembranças, a senhora do nosso passado, a testemunha silenciosa de nossa história...

            Quando fujo sistematicamente de minhas lembranças, com medo do confronto com a dor da perda de tudo que não tem mais volta, corro o risco de me sentir como “pipa voada”, vivendo o hoje, mas perdida, sem referências, roubada ou abrindo mão do meu passado – um ser sem Memória!

            Podemos usar nossa memória de várias maneiras:
 - às vezes a usamos como uma “flauta mágica” que nos mantém encantados, mas aprisionados, nas alegrias gostosas do passado, deixando de viver o que está acontecendo no momento... E nem importa o que a vida nos oferece porque nada enxergamos... Porque “aquele tempo é que era bom”!
 - outras vezes, ficamos igualmente aprisionados ao passado, mas então encarcerados num castelo escuro, habitado somente por nossas tristezas, nossas saudades, nossas agonias, mágoas, ressentimentos, culpas e vergonhas... E, ali, nossa memória nos mantém acorrentados sob constante açoite.
 - algumas vezes usamos nossa memória como arma que nos mantém aquecidos, remoendo raivas, para mais facilmente superarmos nossa timidez e conseguirmos reagir.
 - ou remoemos injustiças para nos atirarmos às revanches, à vingança... prisioneiros do ódio! Esse mesmo uso da memória serve também para ir corroendo nossas relações mais caras quando a usamos como arma de coação, cobrando aos outros seus erros passados, numa tentativa de controlá-los pela culpa!

            Mas a memória pode ser uma aliada maravilhosa quando nos testemunha experiências do passado para nosso aprendizado. Ela nos ajuda a revisitá-lo para que também possamos “vê-lo” com os novos olhos de nossa caminhada... E ainda nos preserva a beleza do que vimos e vivemos para nos enriquecer o presente.

            Memória... tantas possibilidades! 
Como estou lidando com minha memória? Que usos tenho feito dela?