Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O REINO DE DEUS



          Ainda criança, eu ouvia falar desse Reino como uma promessa de delícias para quem merecesse.  Chamavam de Céu, Edem, Paraíso... Lá só existiriam pessoas e coisas boas, da forma como entendíamos o que é “bom” nesse mundo. Mas nossos parâmetros para imaginar esse “reino” estavam muito contaminados por esse mundo material, racional, competitivo, tão pouco ético e amoroso onde tentamos sobreviver. O céu só para aqueles que essa nossa visão referendava. E esse Reino, esse céu, estava lá fora, em algum lugar especial, esperando pelos bons ou pelos pecadores arrependidos, pelos vencedores ou pelos perdedores humilhados, pelos pobres ou pelos poderosos... conforme nossos conceitos e preconceitos.

            Hoje, começamos, finalmente, a entender que esse Reino não é desse mundo, que ele não existe lá fora ( lá longe, lá no alto...), que esse reino não existe para louvar e premiar crenças, atitudes, comportamentos...  O Reino prometido é Interior! O Paraíso é Interior, ou não é! As delícias de viver com as tantas faces do Amor são interiores! Podem ser tão intensas que transbordam em pura alegria para os outros.

            O Reino de Deus é descoberto e “conquistado” a cada momento, sempre que conseguimos viver a partir de nossa consciência, com espiritualidade. O Reino de Deus é o reino do espírito, das muitas faces do Amor. Ele se revela a nós quando vivenciamos a Paciência, a Aceitação, a Verdade, a Compaixão, a Generosidade, a Justiça, a Humildade, a Simplicidade...

            Quando conseguimos optar, a cada momento, por esses valores espirituais na relação conosco mesmos e com os outros, vamos adentrando esse Reino Sagrado. Não o vemos, não o tocamos, não podemos física e racionalmente descrevê-lo. Só podemos senti-lo, desfrutá-lo...

            Esse é o Reino que nos foi apontado, sinalizado, prometido, por um Mensageiro de Amor. Mas, imaturos, cegos em nossa materialidade, poucos o entenderam. Através dos tempos, sem entender suas orientações, criaram-se religiões para guardar e levar suas mensagens ainda tão incompreendidas. Abafados por nosso   egoísmo racional, competitivo e material, discutimos, brigamos, disputamos. Quem, realmente, traduz certo Sua mensagem? Quem adora melhor o Mensageiro?    Nessa luta de egos, querendo convencer, sobrepujar e salvar uns aos outros, querendo ser um novo mensageiro certo e vitorioso, perdeu-se a noção de que só consegue ser um bom e fiel mensageiro, aquele que procura tornar-se a própria mensagem. Só consegue guiar aquele que sabe o caminho, aquele que busca o Reino em si mesmo.

            O Reino de Deus não é desse mundo material, mas pode estar em nós, mesmos quando por aqui passamos. O Reino de Deus é a vida e o desfrute do Amor em suas tantas faces. Ele nos leva a Ser cada vez mais livres e felizes e Estar, por acréscimo, cada vez mais enriquecidos em nossas relações.

            Hoje, lembramos que a direção para esse Reino Interior de Plenitude e Felicidade nos foi dada “nessa data” pelo Mensageiro/Mensagem chamado entre nós de Jesus de Nazaré. Buscar seu Reino prometido em cada um de nós  é a celebração verdadeira do Natal!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.