Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de março de 2016

CALÚNIA




         Somos seres sociais. Aprendemos sobre tudo o que nos cerca com a família e, a partir daí, com os outros grupos aos quais vamos pertencer. Por isso a necessidade física, psicológica e afetiva, de Pertencer, de ser aceito, de ser amado e valorizado pelos outros, torna-se tão poderosa em nossas vidas. Queremos parecer e aparecer bem para o social. Fizemos, muitas vezes, grandes sacrifícios, até “engolimos sapos”, para “mostrar serviço” e sermos valorizados. Mesmo quando já “crescemos” o suficiente para buscarmos nossa liberdade e priorizarmos o nosso Ser sobre o Pertencer, ainda assim, nos deixamos incomodar com as opiniões  do mundo.

            E então, alguém inventa algo sobre nós. Alguém deturpa o que dissemos ou fizemos, lançando sombras e mentiras sobre o que somos ou o que tentamos ser. Alguém nos calunia!  Calúnias são as inverdades maldosas que, a medida em que são repassadas de modo leviano, irresponsável ou raivoso, ganham força e status de “verdade”, caminhando, se espalhando, manchando ou destruindo a imagem que construímos.

            Num mundo de notícias e informações, na busca insana de novidades... Num mundo competitivo, raivoso, ressentido, não feliz... Nesse mundo, muito se ouve, se lê e se escreve  sobre os outros. Não fomos ensinados a nos vermos, a nos ocuparmos com nossas próprias dificuldades e também não fomos ensinados a sermos sensíveis e cuidadosos com o Outro. Nosso foco ainda é externo e competitivo, comparativo, muito pouco amoroso.  É um foco externo a serviço do “guerrear”, depreciar, acatando sempre o julgamento maldoso. Esse é o meio ideal para a Calúnia! E muitas vezes nós, “inocentemente”, as repassamos como simples “fofoca”!  Não são!
 
A Calúnia causa sempre muita Dor. Essa dor de sofrer uma acusação injusta, só a avaliamos melhor quando somos nós os caluniados.  Ela causa a mágoa e a frustração de vermos caídas as nossas expectativas de respeito e valorização social.  Causa vergonha por nos vermos expostos negativamente e causa medo do isolamento, do abandono...

            A Calúnia deixa uma nódoa indelével em nossa imagem social, nódoa que nunca se apagará por completo, deixando sempre um rastro de dúvidas, cobranças, maledicências...  A verdade estará para sempre meio velada pela opacidade da mentira...

            A cada um de nós, resta o cuidado, o respeito e a atenção com a vida e a imagem social do Outro. E quando formos nós os caluniados, mesmo machucados, nos resta continuar firmes, verdadeiros, coerentes com nossos valores, posturas e escolhas em nossas vidas afetivas e profissionais. Não devemos parar! Não podemos trair a nós mesmos dando força ou espaço à calúnia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.