Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2016

PSICOSFERA




            É o envoltório energético que geramos em torno de nós, com nossos pensamentos e sentimentos. Podemos criar uma psicosfera   leve, luminosa, sadia ou pesada, escura, doentia.  Quando estamos juntos, em qualquer lugar, criamos um ambiente marcado por uma energia grupal que pode ser sadia, gerando trocas positivas (e até milagres!) ou negativas, contagiando-nos uns aos outros com energias pesadas, retroalimentando uma psicosfera maior  de sombras e escuridão.

            Vale, então, me perguntar:  Como estou cultivando meus pensamentos e sentimentos?  Que tipo de energia, e consequente psicosfera, eles estão criando/ fortalecendo em mim e em torno de mim?  E nos grupos onde atuo (familiar ou quaisquer outros)?   Se procuro situações e lugares de lutas, paixões, desequilíbrios, que me exaltam e tolhem minha calma e lucidez, que prejudicam minha capacidade de discernir e escolher livremente, estarei aprisionada numa onda de energias negativas. Se vibro, muitas vezes, por muito tempo, com raiva, impaciência, inveja, despeito, ressentimento, luxúria, ambição... vou acabar sentindo o peso de toda essa psicosfera pesada e deletéria gerada por mim mesma.

            No mundo, vivemos uma época de contínuas descobertas e  profundas transformações e, sob o assédio de chamados agressivos e competitivos, precisamos estar atentos às energias com que nos alimentamos e com aquelas que exalamos de nós. Cada um é responsável pelo “peso energético” individual e, em parte, pela psicosfera global, porque fazemos parte desse todo planetário.

            “Cuidando de mim”, para me ajudar, para ajudar os outros e não prejudicar o todo, preciso estar atenta: Estou me nutrindo com pensamentos serenos? Procuro refúgio e trocas sadias com a natureza? Procuro motivos para sorrir? “Me” preservo de disputas e discussões que me exaltam? Procuro aceitar (mesmo sem gostar) o que não posso modificar?  Procuro manter o entusiasmo para modificar o que posso, mesmo as pequenas mudanças? 

            Somos responsáveis pela Psicosfera  sadia, leve, luminosa, de serenidade e alegria, que conseguimos criar (ou não) a cada momento. Somos peregrinos, caminhantes responsáveis por nossa própria luz e também pela do nosso mundo, sempre em direção à Luz Maior de nossa origem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.