Pesquisar este blog

sábado, 3 de novembro de 2018

SOLIDÃO E SOLIDARIEDADE



          Não gostamos de pensar assim, mas somos seres Solitários. Nossa identidade diferenciada, nossa unicidade, nos leva a sermos SÓS. Ninguém, realmente ou totalmente, pode saber o que pensamos ou sentimos. Mesmo quando nos revelamos e compartilhamos ideias, sentimentos, sonhos, lembranças...  Mesmo que, atentos e sensíveis, estejam nos querendo ouvir, ainda assim, não conseguimos transmitir tudo que somos, a intensidade e as nuances de nossas emoções, o intrincado de nossas motivações...  Assim, não conseguimos nos sentir  “entendidos” e nos sentimos, então, muito sós!
           Pessoas muito próximas, amigos de sempre, familiares, “almas gêmeas”, filhos... . não importa, todos eles são  Outros. Mas nós não pensamos nisso e, quando algumas situações nos defrontam com o que nos diferencia em nossa unicidade, nos sentimos apartados, magoados, quase traídos em nossas expectativas de união...  e muito sós!   Buscamos nos consolar com a companhia daqueles que nos parecem mais próximos em ideias e ideais, que parecem nos entender, que amamos com maior intensidade, mas iremos logo descobrir que é somente em alguns aspectos que nos identificamos! No total de nosso mistério, somos únicos, somos sós...
           Por outro lado, talvez por conta de nossa Origem em comum, da mesma Luz e do mesmo Amor que nos criou, ansiamos pela companhia uns dos outros e de nos descobrir  na humanidade do outro.  “Precisamos”, mesmo diferentes, caminhar mais unidos. Somos seres também grupais! Somente um sentimento amoroso , generoso, corajoso, pode nos fazer sentir unidos, sobrepondo-se a quaisquer diferenças, eliminando a marca da solidão. Só deixando o egoísmo, que alimenta a separação, e nos abrindo aos outros seres, podemos superar a solidão.
            A Solidariedade é o aspecto do Amor que impele nossas solidões a se unirem nos momentos mais difíceis, naqueles que nos igualam, nos momentos de maior dor. A dor que desbasta a aspereza das diferenças, a dor que nos aproxima. A Solidariedade é então  o Amor se oferecendo como liga entre nós, os diferentes.  Por isso é tão gostoso e gratificante nos sentirmos Solidários. Ela é a magia que nos aproxima e que desfaz, ao menos por momentos, a nossa natural solidão. Já disse um santo homem que é nos doando que  recebemos a alegria de nos sentirmos unidos, pertencendo a Algo Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.