Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

EXPECTATIVAS




         Temos sempre o desejo e a esperança de que coisas “boas” aconteçam e de que as coisas “ruins” jamais se concretizem.  Mas a nossa mente, solta e inquieta, não quer se submeter à espera e ao tempo! Ela pressiona nossa Esperança com a pressa, transformando-a em Expectativa de bons ganhos ou  a mantem sob o tormento de uma Expectativa ameaçadora do mal.
         Expectativas nos submetem a uma agonia que maltrata, que pode nos adoecer e até nos matar! Cresce no anseio poderoso de submeter o Tempo e a Esperança à nossa ansiedade, sempre correndo atrás do ganho desejado ou  fugindo do medo.
         O mínimo lampejo de boas possibilidades em direção ao que sonhamos sacode nosso equilíbrio e nos arremessa, impacientes, à busca desenfreada de viver saboreando  o Futuro.   Por outro lado, o medo de não sermos atendidos nesse futuro nos abate e desespera.  E oscilamos todo o tempo entre possibilidades conflitantes, que nos confundem e agoniam.   Como sofremos antevendo perdas, derrotas, desilusões!  Como sofremos “de véspera”! Como sofremos desilusões, com expectativas idealizadas de pessoas! Como fazemos sofrer àqueles que são o objeto de nosso apego e expectativas!
         A expectativa faz a nós, e aos outros, reféns da espera do Futuro, sempre imprevisível. E, enquanto nos PREocupamos com algo que sequer existe, deixamos de saborear o que certamente existe em cada Agora. Nossa mente, correndo em círculos obsessivos, nos faz prisioneiros de possibilidades ainda inexistentes (boas ou más). Quanta agonia sem sentido, quantos momentos desperdiçados! Quanta energia gasta, que certamente nos fará falta para vivenciarmos o Agora quando ele se faz presente.  
        A saída, a libertação, para essa agonia está no Agora. Digo e repito  para mim: Pare! Relaxe! Respire!   Sei que os pensamentos obsessivos, teimosamente, ainda vão voltar e voltar e voltar...  E repito para mim: Mentalize o Poder de Deus contigo, dando força e coragem para aceitar a realidade!  Não desamine! Seja ainda mais perseverante e paciente... Respire! Olhe em volta... A vida nos envolve e chama a cada momento. Faça a sua parte:  Pense! Sinta! Ocupe-se!... A vida está acontecendo  Agora!

       Entender, dizer ou escrever é fácil. Colocar em prática, sem desistir, é que é difícil, mas é a única saída para não se sofrer tanto e inutilmente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.