Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

ACEITANDO AS DIFERENÇAS



         As diferenças nos tiram da comodidade de nos sentirmos entre iguais Elas nos desafiam, nos sacodem, nos levam a refletir sobre os nossos porquês, os porquês dos outros e da Vida; levam-nos a tomar posições ( e muitas vezes a radicalizarmos posições)...  Queremos  “entender”, julgar, convencer e modificar  uns aos outros!  Aceitar, então, os diferentes e as diferenças requer que possamos ir para além de um Respeito apenas educado e civilizado.
         Jamais entenderemos completamente o Outro, porque somos individualidades únicas! Nossas circunstâncias são diferentes, nossas histórias, nossas características pessoais (conscientes e inconscientes),defeitos e qualidades...  São únicos os nossos afetos, nossos sonhos e as influências que passaram por nosso caminho... Cada um está numa fase diferente da Vida, com experiências, vivências e motivações diferentes, com nossos próprios desejos e “certezas”, com anseios de luta ou de paz...  Cada um é um mundo em construção, um mistério completo, até para nós mesmos, quanto mais para os outros!
         Como querer entender, julgar, criticar e convencer?  Como tentar trazê-los para o “nosso lado” ?  Detestamos ou amamos as pessoas sob aspectos que lhes são únicos e que desconhecemos em quase totalidade!  E essas diferenças nos doem muito  quando as descobrimos em pessoas a quem nos sentimos ligados afetivamente: colegas  simpáticos, companheiros de outras lutas, amigos queridos, familiares e, principalmente, os nossos amores maiores e especiais...   Tínhamos o desejo e a fantasia que nosso amor anulasse as diferenças e para sempre nos mantivesse “iguais”. Mas não é assim!
         Ao nos descobrirmos em posições diferentes, mercê de nossa unicidade e nossas diferenças, nos magoamos por conta de nossas expectativas irreais. Sonhávamos que estaríamos sempre juntinhos, iguais em ideias, escolhas, rumos... Sentimos a diferença quase como uma deslealdade ao nosso amor! É muito doído!
          Lutamos, sofremos, só queríamos entender...    E  finalmente entendemos que não é desamor, não é abandono! Apenas somos diferentes! Mesmo com valores, sonhos, vida e carinho em comum, percebemos pessoas, situações e momentos de forma diferente!  Mas o Amor que nos une, aceita e se sobrepõem às tantas diferenças. Aceitar essa simples realidade nos liberta da luta e da mágoa. A aceitação nos traz paz, ainda que com a dor de não sermos idealmente iguais.  É muito bom podermos perceber tudo isso porque, assim, podemos Respeitar nossas  diferenças sem perder a Ternura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.