Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Olhar e Não Ver, Escutar, Mas Não Ouvir.....

 

          Hoje descubro, cada vez mais, o quanto não vi nem ouvi as pessoas que mais amava/amo.             Distraída pelo seu modo, sua aparência(muito cuidada ou relaxada), por suas palavras, suas opiniões e atitudes ( ternas ou agressivas)... Eu me relacionei com eles na superfície, achando que, realmente, eu os via e ouvia! Acho que, tristemente, é  assim mesmo! Olhando e escutando-os no desempenho de seus papéis em minha vida, eu me contentava e respondia de dentro do meu próprio papel. E juntos boiávamos, surfávamos, nadávamos, na superfície de nossas vidas, enfrentando mares calmos ou ressacas, o que viesse...

           Aprendemos a ser cuidadosos, não mergulhávamos em nós mesmos, nem nos outros. Não mergulhávamos em nossos sentimentos mais profundos, apenas nos defendíamos... No entanto, esses sentimentos estavam muitas vezes gritando nos “não ditos”, nas atitudes incompreensíveis e contraditórias... Quanta angústia  e confusão, quanto disfarce de medo, de raiva, de menos valia... Mas, então, eu não via, não ouvia seus gritos abafados e disfarçados, só reagia...

           Quanta “falação”, quanta “enganação”, quanta “falsidade”, quantas mentiras e manipulações, para tentar demonstrar poder, valorização, para esconder muito medo de ser “menos”, de não ser amado, para se enquadrar no esperado...  E eu só me irritava, me magoava, e reagia...

           Amei muito, amei tanto, mas hoje vejo que foi tão pouco, porque amei sempre na superfície. E na superfície nós só nos apegamos, julgamos, nos enganamos, cobramos...

           Hoje penso naqueles que amei e amo, mas que, medrosa e distraída, não mergulhei nas possibilidades de nosso amor. Hoje entendo que amar requer a coragem e o cuidado de uma outra escuta, que me leve a Ouvir o que não está explícito. Amar requer uma atenção curiosa e amorosa, requer Ver o que o outro não ousa, verdadeiramente, demonstrar. Mas acho que para isso, Amar requer antes um mergulho em mim, para melhor me “Ver e Ouvir”, e, então, sensibilizada, poder, realmente, chegar a quem amo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.