Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

VAIDADE RESSENTIDA

 


           Alguns de nossos sentimentos são tão sutis que “passam batidos”, sem que nos apercebamos deles. Assim foi quando pude identificar, num simples “incômodo” que determinada foto me causava, um ressentimento leve e antigo. Aquelas pessoas, aquela situação, escondiam um “arranhão” em minha vaidade!

           Rememorando incômodos semelhantes, pude lembrar de situações onde culpava o outro por ser antipático, por ser presunçoso, distante, por não valorizar minhas opiniões, por não ser muito amigo, não me dar atenção... E ficava com raiva, ficava magoada, ressentida... ainda que de modo leve, sutil, disfarçado de mim mesma.

           Posso ver agora que essas situações, onde eu culpava o Outro, na verdade incomodavam à minha Vaidade! Somos seres únicos e especiais, mas os outros também são!  E vejo que gostaria de ser especial para os outros. Gostaria que me ouvissem e acatassem minhas opiniões e ideias, gostaria que me valorizassem, que eu fosse a amiga ou a familiar especial...

           Meus desejos eram ideais, irreais, demonstravam apenas a imaturidade de um ego, na verdade medroso e defensivo, mas cheio de uma soberba vaidosa que necessitava ser constantemente alimentado de fora por elogios, atenção a qualquer tempo, merecedor de amizade/cuidado total e especial.

           Pequenos desconfortos, antipatias gratuitas, cismas... podem sinalizar, não só as atitudes (hostis ou não) dos outros, mas principalmente como nos deixamos atingir por elas.   Faz parte do processo do autoconhecimento estarmos atentos conosco mesmos para identificarmos como somos, como/porque reagimos. Faz parte de uma sabedoria maior entendermos que somos todos diferentes, curtimos e pensamos diferente, amamos e escolhemos diferente, conforme nossa sintonia em determinado momento. É muito bom irmos descobrindo, um dia de cada vez, esses nossos pedacinhos tão escondidos de nós mesmos, pedacinhos que conseguem “azedar” nossos momentos e nossas relações.



Um comentário:

  1. Vaidade ressentida espelho do ser humano sempre a espera do reconhecimento. E qual de nós não tem um pouco dessa vaidade.Que não deixemos nós magoar e saber do nosso real valor. Gosto muito dos seus textos,GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.