Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2021

APRENDENDO A ESCUTAR

 


       Como é difícil escutar! Como é difícil estar, realmente, aberto e interessado em escutar os outros! Fui condicionada a estar atenta ao que era dito pelos outros, mas, mesmo assim,  para passar pelo meu “filtro” de conceitos, preconceitos, interesses... E atenta para rebater notícias e ideias que não fossem “aceitáveis”. Minha escuta estava a serviço das minhas razões, do meu ego defensivo e combativo. E isso alimentava minhas lutas, minhas dores da impotência e me levava, muitas vezes, a desistir e a me desligar das pessoas .

Afinal estou entendendo que o aprendizado da Escuta aberta, confiável, amiga, precisa começar em mim, com uma Escuta Interior! É um exercício contínuo, porque não estou acostumada, porque é a escuta de meus sentimentos, das minhas reações emocionais em minhas relações e aos fatos do mundo, aos meus pensamentos, que eu mesma crio... É uma realidade nova, onde me confundo, me assusto, com as motivações dessa pessoa interior que ainda nem conheço!

A princípio, reajo com medo, como se me sentisse ameaçado por mim mesmo, pela quebra da imagem que criei de mim e passei ao mundo, pelas crenças que tinha de mim... Reajo com justificativas e desculpas internas para não ter que aceitar o que estou descobrindo de “mal” em mim – crueldade, mesquinharias, covardia, soberba, vaidade, traição, acomodação, omissão...   Mas, atenção! Essa Escuta precisa ser um aprendizado muito amoroso, gentil e carinhoso com minha humanidade! Preciso ir transformando o medo, a repulsa, a censura fechada, a humilhação, em simples Aceitação, com curiosidade, às vezes tristeza , mas até com bom humor!

Escutar, dia a dia, com honestidade e coragem cada vez maiores, os meus “porquês” me leva à descoberta mais aprofundada de quem sou; me leva a um entendimento melhor de minha história. Aos poucos, começo a identificar e a Escutar, também, anseios que vêm de uma dimensão acima do ego e cabe a mim fortalecê-los e nutri-los - Verdade, Coragem, Generosidade, Justiça, Liberdade...

 Esse caminhar interior cria uma intimidade amorosa com minha humanidade e me faz Escutar o Outro de modo mais  compreensivo, sensível, atencioso e generoso com a humanidade dele. É assim! O caminho sempre se faz de mim para o Outro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.