Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de abril de 2021

CONSCIÊNCIA E GRUPO

 


           Pertencimento é saber que faço parte de grupos! Desde o berço recebo “verdades”, conceitos, préconceitos, amores e ódios... dos grupos onde nasci, onde me “plantaram”, grupos que escolhi e até grupos onde fiquei contra vontade. Neles,  muito recebi por ser um Ser Grupal.

           Sou o resultado de todas essas influências, acolhidas ou até repelidas, porque pertenço aos grupos. Mas não sou apenas um pedaço deles; sou um ser único e diferente que, em minha unicidade, “digeriu” todas essas vertentes das “verdades” de modo muito particular. E todo esse processo se fez de forma inconsciente, em trocas contínuas...

Hoje entendo que depende de mim como estar nos grupos: criticando, disputando, quebrando, partindo... ou compartilhando, aprendendo, agregando,  ajudando a manter a união...

Hoje tenho consciência da importância dessa pertença, tão enriquecedora para mim e para os outros, em todos os grupos onde fiquei ou todos os grupos por onde andei e de minha responsabilidade como membro enriquecido e enriquecedor nessas trocas humanas.

Hoje tenho consciência da importância do Ouvir em grupos (quaisquer grupos) com Humildade, com Respeito e Gratidão pelo que me oferecem, de bom ou mau, mesmo quando sem intenção.

Hoje tenho consciência do Cuidado, Coragem e Respeito que devo ter ao falar, ao me revelar e oferecer, honestamente, minhas “verdades” aos outros.

Hoje, tendo consciência de que Somos/Estamos juntos, sinto formar-se em mim uma Consciência Grupal, maior e mais abrangente, que se enriquece com minha Boa Vontade e Aceitação das diferenças.

Hoje tenho consciência de que sou Único, mas pertenço a grupos de seres também Únicos! Juntos, nesse campo sagrado de trocas onde nos encontramos, somos como um buquê sagrado de brotos potencialmente maravilhosos, todos em processo de florescimento, representando a criatividade de nosso Criador!


2 comentários:

  1. Gratidão por iluminar a minha vida! Sou muito feliz por pertencer ao seu Grupo neste espaço.
    Gratidão e bençãos!

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.