Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2021

BOA VONTADE


 

Muito se fala sobre a Vontade. Ela aponta para nossos desejos de “sucesso” ou para nossa ânsia de fugir do sofrimento. O mundo enfatiza a importância da força de Vontade e as abordagens espirituais, enfatizam a importância da Boa Vontade. A primeira, a força, filha do ego, nos exige garra e esforço contínuo para a luta. Mas, muitas vezes cansamos e acabamos por desistir, sentindo-nos fracassados e vencidos. E ainda somos cobrados e desprezados pelo mundo (e por nós mesmos).           

A segunda, a Boa Vontade, tem uma abordagem diferente. Ela se alicerça em bons propósitos: na ajuda, na compaixão, na compreensão, no respeito a nós mesmos .,,  É uma Boa Vontade consciente, firme e determinada. Ela exige disciplina, persistência e paciência para nos alimentar, revigorar e fortalecer. O nosso esforço não é contra nada, mas a favor de nós mesmos. Esse esforço se caracteriza pela atenção, vigilância, paciência, aceitação... das nossas dificuldades e das nossas possibilidades.

A Boa Vontade não é seca, punitiva, cansativa... não cobra nem exige de mim além do que posso a cada momento. Ela não é contra os erros e “pecados” dos homens, mas ela é a favor de nossa libertação interior. Essa Boa Vontade paciente e generosa nos permite ver, descobrir e ir liberando nossos mais escondidos pensamentos, sentimentos negativos; ela nos permite, assim, desvelar e ir diluindo nossos condicionamentos e reflexos viciosos acumulados em nossa história.

A Força vontade é imediatista, quer resultados rápidos, nos atropela, cobra sempre e, por fim, muitas vezes, nos abandona.  É a vontade de ego, do mundo.  A Boa Vontade é amorosa, terna... é a força gentil de Deus atuando entre nós e em nós. É um incrível paradoxo! Quanto menos cobrança e luta e mais firmeza amorosa conosco mesmos, mais fortes e resilientes nos tornamos!

“...Paz na Terra aos homens dessa Boa Vontade!”

“Nossa programação não é de Força de Vontade, mas sim, dessa Boa Vontade, que nos faz cada vez mais fortes”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.