Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2021

Continuidade

 


         “Só é duradouro aquilo que se renova todos os dias”

Para o bem ou para o mal, a continuidade do que pensamos, sentimos ou fazemos é que garante o processo da estagnação ou da mudança em nossas vidas.

A estagnação é garantida pelos hábitos confortáveis, por crenças, conceitos e preconceitos imutáveis, por sentimentos que se mantém acima de questionamentos e da razão, por atitudes repetitivas, filhas da continuidade desse modo de ser/estar. Nosso orgulho, vaidade e teimosia, garantem a continuidade de nossa paralização na vida pessoal e na história de nossa sociedade.

A renovação, pela qual tantas vezes ansiamos e precisamos, pressionados pela dor da própria vida, também depende de dar continuidade a novos conceitos, novas atitudes, de criar novos hábitos de cuidados conosco mesmos e com as nossas relações. É difícil mudar! No entanto, não podemos desistir! Mas só a continuidade perseverante, desse novo modo de ser/estar é que pode enfraquecer os nossos velhos hábitos, nos dar força e coragem para   fazer vencer e firmar a mudança que tanto precisamos.

A continuidade também é importante para a manutenção do que já é positivo e gostoso em nossas vidas- bons hábitos e boas relações. Para rompermos com a estagnação natural que ameaça se instalar e tornar  sem vida e sem viço as nossas relações mais queridas, só com a renovação constante de nossas atitudes, do nosso carinho, da nossa admiração, do nosso amor... Não basta amar “para  sempre”, é preciso, continuamente, renovar nossos votos, reafirmar nosso carinho, rever nossas atitudes e renovar o modo de ver o outro - enfim, atualizar o amor na relação de pessoas que, afinal, estão continuamente em mutação.

         Quando a dor de sentirmo-nos  perdidos, sem direção, ameaçados em nossa liberdade ou quando a dor do medo da rejeição e do abandono de nossos amores nos pressionarem, é importante ter a humildade e coragem para buscar nossa própria mudança e, com perseverança, paciência e firmeza, insistirmos, em dar continuidade à busca do melhor para nós mesmos.

          Ordem, disciplina, desejo, coragem, boa vontade, bom humor, paciência, persistência... são os ingredientes para darmos continuidade aos nossos mais caros projetos na vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.