Pesquisar este blog

sábado, 20 de novembro de 2021

PACIÊNCIA COMIGO

 


         Quando amadureci um pouco, entendi a necessidade de ter Paciência com os outros e com as situações que me desafiavam. Eu pensava na Paciência com o foco externo, no mundo. Eu observava, analisava, o que era certo e necessário para uma convivência sadia e até amorosa, mas, na verdade, descobri que eu teorizava a Paciência, porque não a vivenciava comigo mesma.

         Queria crescer, me libertar de pensamentos, sentimentos e atitudes que descobri não serem bons, certos ou aceitáveis... Entendi que precisava aceitar pessoas e os fatos que eu não podia modificar... E comecei uma luta com meu ego teimoso, porque, se eu já sabia e queria ser diferente, como ainda não conseguia?

         Sem perceber, quando falhava, eu não aceitava o que ainda não conseguia modificar em mim. Sentia vergonha, culpa, humilhação, queria disfarçar e dar desculpas a mim mesma, ao meu orgulho e vaidade de pessoa que buscava ser “melhor”. Mas meu desejo, minha ansiedade, minhas expectativas, se sobrepunham, muitas vezes, às minhas possibilidades do momento.  Ficava irritada, impaciente comigo e a impaciência é não aceitação! Ela traz a raiva, a frustração, desgasta, corrói nossa energia e, logo ela vai atingir todos e tudo à nossa volta.  

         Mais uma vez vou descobrindo que Primeiro Eu! Preciso vivenciar em mim a Paciência para depois conseguir ser efetivamente paciente na vida, com a vida, com os outros.

         Como nos lembra Paulo de Tarso, “O Amor é Paciente e é Bom!” E ele precisa começar em mim. O Amor aceita o momento e o tempo de cada um de nós, e de mim mesma! Ele nos pede compreensão, compaixão, tolerância, generosidade... a cada tropeço que ainda tenho, a cada cilada dos meus instintos, dos meus medos, na minha busca de prazer, de poder... Como é difícil ir resistindo, educando e superando a força de meus instintos e do meu ego!

         A Paciência amorosa, calma, lúcida, perseverante, nos favorece serenidade nas atitudes firmes, nos limites que buscamos para nós mesmos e em nossas relações. Só a Paciência fortalecida pela fé amorosa em Deus nos faz manter viva a Esperança de dias melhores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.