Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2021

UM MOMENTO DE CADA VEZ

 


Nossos pensamentos nos conduzem... Fomos condicionados a lembrar o que passou e nos preparar para o futuro. Nosso foco estava no antes e no adiante e... sempre acelerando, relegando o Agora, o Momento!

Por isso, nossos momentos foram, cada vez mais corridos, atropelando-se uns aos outros, desapercebidos, fugidos, perdidos em nossa Vida... Passavam, e nem notávamos! Nossa atenção/pensamento já estava sempre adiante...

Quanto mais tarefas, projetos, distrações, ocupações, fomos arranjando ao longo do tempo, mais tempo gastávamos, e a correria aumentava... Éramos empurrados por desejos mundanos, pelo amor à família, pela competição eterna em busca de valorização... As necessidades de nosso ego eram uma realidade nos fazendo correr e correr... Tornamo-nos imediatistas! Esperar um ano, um mês, até um dia, uma hora, era uma agonia...Nossas crianças afirmam: Eu quero, agora! Não sabemos esperar porque fomos adestrados a correr.

Nosso pensamento está sempre, apressado, adiante, no futuro. Quando olhamos para atrás, vemos, assustados,  quanto do que era bom se passou e mal sentimos ou percebemos...Os filhos cresceram, os pais se foram, a juventude correu, os triunfos chegaram e passaram, o “que era bom se acabou” e nós tão pouco saboreamos...

Hoje, cansados, confusos e frustrados, querendo acertar nosso pensar/sentir/caminhar e reorganizar nossa vida, ouvimos que é “um dia de cada vez”...  Entendemos, mas acredito que depois de tanto correr com o mundo e do mundo, preciso aprender a superar os desafios e a saborear o que é bom, o que posso “um momento de cada vez”. Preciso focar em mim, no momento, qualquer momento do dia. Observar, atentar (o que vejo, penso, o que faço), o que sinto (dor ou alegria), meus sentimentos... Preciso sentir meu corpo (relaxado ou tenso), saciado, faminto, deliciado... Focar no mundo à minha volta, naquele instante!    E então, ouvir, me revelar, amar, sentir as pessoas, a natureza ...

 Viver assim, realmente, intensamente, inteiramente...  um momento de cada vez me faz estar Vivo, senhor de mim e do meu tempo. O que preciso? Firmeza, Determinação, Paciência, Paciência, Paciência...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.