Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

QUAIS SÃO OS MEUS LIMITES ?

 


       Com nosso foco de atenção sempre fora, na tentativa de controle em nossas relações ( com pessoas que amamos, ou não),  acabamos esquecendo a necessidade de  delimitar nossos próprios espaços. Na verdade, sem perceber, tentamos invadir, avançar no espaço do Outro para fazer  valer nossas razões. Nessa luta, nesses movimentos invasivos (mas tão “bem intencionados”) abrimos espaços, facilitamos além do razoável e fomos também sendo invadidos!  Em nome da razão e do amor, as relações se confundiram, se misturaram... Todos ficaram confusos, zangados, desrespeitados, manipulados, magoados...e teimosos, firmemente defendendo e atacando seus interesses, suas razões! Assim, todos sofrem, as lutas se eternizam, a relação, antes amorosa e bem intencionada, não resiste, transforma-se, perde o viço e a beleza.

Dolorosamente, vamos aprendendo a importância do Respeito, garantido pelos Limites, em quaisquer relações, principalmente entre as mais próximas. Somos pessoas únicas e diferentes, com qualidades e defeitos; somos Livres e Responsáveis por nossa própria história. Quando muito próximos, temos dificuldade de entendermos e aceitarmos isso. Não temos acesso ao mundo interior dos Outros e nem adiantaria, porque não podemos modificá-los! Resta-nos tentar conhecer e resguardar nossos espaços...

Mas, quais são os meus limites? Eu não sei! Na verdade, pouco pensamos ou sabemos sobre eles. Não tivemos verdadeiramente intimidade conosco para saber! Nem sabemos, ainda, que esses limites são móveis, flexíveis, conforme nosso momento e a relação em que estamos!   E então nos perguntamos: Quem sou eu nessa relação? O que posso e quero para mim? Qual meu espaço? Qual o Meu Limite? Preciso estar comigo em cada relação, “ouvindo-me”, para ir descobrindo!  

Guardar meu espaço é minha responsabilidade! Com essa Atenção e Cuidado é que vou construindo minha auto estima! Com esse Respeito a mim é que explico ao mundo quem eu sou e como quero ser tratado.  Esse processo vai desmontando os maus hábitos em meus relacionamentos, vai ensinando-me a ser honesta e assertiva (com Gentileza e Firmeza) em minhas relações com o mundo. Estamos aprendendo a estar juntos, mas não misturados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.