Conviver é o nosso grande desafio! Por outro lado, precisamos e necessitamos estar em companhia uns com outros. Somos criaturas grupais, precisamos pertencer! Como conciliar, as dificuldades desse impasse a que nos vemos submetidos? Como fazer desse desafio um processo menos doloroso e mais profícuo para nossa e passagem por essa Vida?
Uma primeira admissão: Somos diferentes uns dos outros!
Apesar do amor, da consanguinidade (pais, filhos, irmãos...) apesar da educação em comum, dos desejos e
sonhos semelhantes, do passado com amor e/ou paixão.... Somos diferentes,
reagimos diferente a tudo e todos, pensamos diferente... Cada um é único! Cada
um é um original de Deus! Essa é uma
verdade simples e óbvia, mas que esquecemos de admitir a todo instante!
Acreditamos que “pelo amor” teremos o poder de nos igualar, de nos modificar
uns aos outros!
É importante nos perguntar : Porque estamos aqui? Acredito que estamos num processo contínuo de descobrir, aprender, evoluir, rumo à felicidade. Mas se não entendermos essa verdade simples sobre quem sou Eu e quem são os Outros, nada aprenderemos, só lutaremos, disputaremos e caminharemos apenas para os confrontos e muita infelicidade!
Como lidar com o desafio de vivermos assim, tão próximos, juntos e misturados em nossas crenças familiares equivocadas? Todo e qualquer desafio é para mim! Toda mudança precisa começar em mim, na medida em que só posso mudar a mim! E como é difícil mudar!
Preciso de muita Paciência comigo, com meus medos de perder, com minha necessidade de controle, de saber mais, de poder mais... Estou aprendendo que o Amor começa em mim e o Amor é Paciente, gentil, generoso com minhas dificuldades! É difícil cuidar de mim, quando sempre aprendi e quis cuidar dos outros! A Aceitação paciente de minha humanidade, um dia de cada vez, resguarda minhas forças e minha auto confiança para mudar!
Se minha vida familiar e amorosa está tão confusa e doída, preciso desembaraçá-la... Com Paciência, preciso ver o que é de “minha conta”, o que posso realmente mudar (eu) e o que é só um desejo e uma fantasia amorosa(os outros). Preciso, então, estabelecer Limites entre Eu e o Outro ! Como é difícil, também! Preciso todo o tempo me lembrar de que é uma questão de Respeito e Honestidade a mim e ao Outro! Mas temos medo de magoar, de zangar, de perder ( o que na verdade nunca foi realmente nosso!) Preciso aprender a me comunicar com Verdade, Gentileza e com Firmeza! Tudo é novo e difícil, mas vale a pena...
Qualquer descoberta exige Mente Aberta e qualquer mudança e
aprendizado, requer Paciência e Perseverança... O prêmio ... Sair da luta que
nos afasta e ir construindo uma Paz Interior que nasce da compreensão de todo o
processo da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com
Obrigada por sua participação.