Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de março de 2024

DEFESAS QUE NOS ISOLAM

 


Por que nos defendemos tanto, todo o tempo, com todos, de todos? Acredito ser porque vivemos, desde os primeiros anos, num mundo de lutas, de críticas, de culpas, subjugando uns aos outros, para sermos os melhores, para sabermos mais, podermos mais...  Tudo em busca de Amor, Valor, aceitação, pertencimento...

Estamos sempre alertas, nos “defendendo” uns dos outros, mesmo nas relações mais queridas com filhos (de qualquer idade), pais, amantes, companheiros... Ou criticamos por amor, para ensinar, salvar e controlar, ou sofremos pelas criticas que nos culpam e desvalorizam...”O que você está querendo dizer?” “A culpa foi minha ?     ” O que falar poderá ser usado contra você !”

A comunicação está truncada, distorcida, sempre mal interpretada nessa luta. Como tempo, incorporamos esse estado de alerta e vigilância nas relações mais queridas...Para fugirmos a esse controle, perdemos a espontaneidade, nos omitimos ou mentimos. As conversas   tornam-se superficiais, porque nos tornamos vigilantes e não confiantes...  As defesas nos isolam de quem mais amamos!

Se me conscientizar dessa situação, se me magoa essa dificuldade e superficialidade nas relações queridas, cabe a mim fazer a minha parte para uma maior aproximação.    Com Paciência e Coragem buscarei depor minhas armas e defesas e me aproximar com Cuidado e Respeito daqueles que amo.

À princípio, falar pouco, sem querer orientar e controlar, elogiar com Honestidade, Ouvir com interesse e levar um sorriso de alegria com muita ternura. Acredito ser importante transmitir com Honestidade e Simplicidade o que sinto, sem a expectativa apressada de que o outro aceite, confie e abrande suas próprias defesas. Como a própria Vida, tudo está em processo, inclusive nós, e cada um tem seu tempo e interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.